26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT8 - VISA de Produtos - Alimentos - Nutrição, Comunicação e Regulação |
32079 - SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: UMA PARCERIA EXITOSA ENVOLVENDO A ROTULAGEM VALÉRIA REGINA MARTINS VIEIRA - FUNED, AMAURY ARTIMOS DA MATTA - MPMG - PROCON, FLÁVIA SILVA PAULA COIMBRA - FUNED, CAMILA COUTO VIEIRA - FUNED, SIMONE APARECIDA RODRIGUES DE OLIVEIRA GONÇALVES - FUNED, MABEL CALDEIRA DE ANDRADE - FUNED
Introdução
A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde relatam que a crescente urbanização e mudanças no estilo de vida das pessoas influenciaram para as alterações de hábitos alimentares. Observa-se uma diminuição do consumo de alimentos in natura e aumento do consumo de industrializados (alimentos processados e ultraprocessados).
A disseminação de conhecimento sobre uma alimentação adequada é uma ferramenta para a melhoria da saúde dos indivíduos. Visando contribuir com a garantia do direito do consumidor, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG – PROCON MG), elaborou o projeto: “Consumo Saudável Dentro e Fora das Escolas”, que conta com a parceria de vários órgãos e atores, que pretende abarcar todas as escolas públicas e privadas do Estado de Minas Gerais.
O objetivo desse relato é apresentar a experiência na realização do projeto piloto desenvolvido no ano de 2018 e evidenciar que parcerias entre órgãos públicos podem ser uma importante ferramenta e estratégia para o conhecimento e estímulo de uma alimentação saudável.
Material e Métodos
O projeto foi desenvolvido através de uma parceria entre o MPMG-PROCON e o Serviço de Análise de Rotulagem da FUNED, e o piloto realizado em novembro de 2018 nos municípios mineiros de Visconde do Rio Branco, Guiricema e São Geraldo.
Em cada um dos municípios citados, o projeto reuniu as crianças do ensino fundamental das escolas públicas. Foram apresentadas três músicas (compostas pelo coordenador do PROCON-MG) baseadas nos conceitos e orientação de consumo de alimentos in natura e minimamente processados, processados e ultraprocessados estabelecido pelo Guia Alimentar Brasileiro. Em seguida, a nutricionista do projeto explicou para as crianças de forma lúdica os conceitos trabalhados nas músicas, fazendo também uma relação com a rotulagem de alimentos industrializados, com vistas a esclarecer sobre a orientação de consumo em cada categoria.
Resultados e Conclusão
O assunto abordado despertou o interesse das crianças e educadores que participaram. A parceria entre os entes se mostrou exitosa, uma vez que cada um pôde contribuir com os saberes e as informações relevantes para a melhoria de saúde da população, principalmente das mais vulneráveis.
Dessa forma, o projeto piloto cumpriu a sua função ao apresentar às crianças as categorias de alimentos de acordo com o Guia Alimentar para a população Brasileira e apresenta grande potencial de expansão.
|