26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT8 - VISA de Produtos - Alimentos - Nutrição, Comunicação e Regulação |
32119 - CONSUMIDORES DE FOOD TRUCKS, EM SALVADOR-BRASIL: QUAL O PERFIL, AS PREFERÊNCIAS, AS PRÁTICAS DE AQUISIÇÃO E A PERCEPÇÃO DE HIGIENE E SANIDADE DE ALIMENTOS? ABNER VICTOR DA SILVA TEIXEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, RYZIA DE CÁSSIA VIEIRA CARDOSO - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA DA FONSECA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, ANA CLÁUDIA MENEZES RIOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Os food trucks (FT) compreendem uma novidade no setor de comida de rua. No Brasil, esse segmento iniciou suas atividades em 2013, chegando à Salvador-BA, em 2015. Na cidade, os FT estão presentes, sobretudo, em eventos gastronômicos, atraindo muitos consumidores. Dado esse fenômeno, este trabalho objetivou caracterizar os consumidores de FT, em Salvador, Bahia, considerando o perfil, as práticas de aquisição e a percepção de higiene e sanidade de alimentos. Realizou-se estudo exploratório, de corte transversal, com abordagem quantitativa, com aplicação de questionário semiestruturado, pré-testado, composto de 25 questões, distribuídas em três blocos: (a) identificação do consumidor, (b) práticas de consumo e (c) aspectos higiênicos sanitários. Realizou-se análise descritiva para todas as variáveis, utilizando medidas de tendência central e de dispersão para as variáveis contínuas e de frequência para variáveis dicotômicas e categóricas. Foram realizados testes entre as variáveis de interesse, utilizando-se a associação de chi-quadrado (Pearson), com nível de significância de 0,05. A amostra compreendeu 128 consumidores, com distribuição equilibrada entre homens (50,78%) e mulheres (49,22%), predominando adultos jovens (80,47%), solteiros (76,56%), com nível superior completo ou incompleto (58,89%), e renda familiar média corresponde às classes C e D (77,34%). Os motivos mais citados para o consumo em FT foram: a praticidade (54,69%), o gosto e/ou prazer (43,75%) e o preço (10,94%). Muitos consumidores (54,69%) já frequentavam os FT há mais de um ano, todavia, de forma pouco frequente (44,53%). A higiene dos FT foi considerada boa (82,03 %) e a qualidade dos alimentos confiável (74,22 %). Entre as preparações mais consumidas pelos participantes, destacaram-se os sanduíches (47,66%) e os salgados (41,41%). Sobre os critérios de seleção dos pontos de venda, destacaram-se: a aparência das preparações (68,75%) e do vendedor (64,84%), a limpeza do local (50,78%), o acondicionamento dos produtos (35,59%) e o preço (32,81%). A maioria dos consumidores (95,31%) acreditava na continuidade dos FT, ressaltando a praticidade, o preço acessível, e a diversidade das preparações. O estudo demonstra que os consumidores são importantes para a sustentação desse novo setor de comida de rua, portanto, é essencial a realização de mais estudos para conhecer melhor seu perfil, suas práticas e preferências.
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