26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT8 - VISA de Produtos - Alimentos - Nutrição, Comunicação e Regulação |
32252 - ROTULAGEM DE ALIMENTOS NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO NUTRICIONAL EM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA. ELIANE MARA VIANA HENRIQUES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE/UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, TICIANA RUBENS MONTENEGRO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA-UNIFOR, ROSANGÉLICA CARVALHO ESCÓSSIO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA-UNIFOR, MARIA DO SOCORRO LITAIFF RODRIGUES DANTAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, RAVENA VIANA XIMENES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
Nos últimos anos ocorreram grandes mudanças no perfil da população, como o aumento da obesidade, refletindo um novo problema associado à alimentação e nutrição. Acrescenta-se a isso, o contexto do letramento em saúde dos adolescentes e comportamentos de saúde, que são temáticas que necessitam serem mais exploradas, dado que irão contribuir com o desenvolvimento do conhecimento sobre saúde. O objetivo deste estudo foi investigar o letramento nutricional em saúde de adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, realizado numa escola estadual, de um bairro de Fortaleza-CE. A amostra foi de 68 alunos do primeiro ano do ensino médio, na faixa etária de 15 a 16 anos. Para avaliar o letramento nutricional, aplicou-se o NVS-BR Newest Vital Sign versão brasileira, que consiste em um rótulo nutricional de sorvete, totalizando seis (6) questões. Para a classificação do nível de letramento nutricional, considerou-se os acertos das questões. Respostas corretas de 0 a 1: conhecimento limitado, de 2 a 3: conhecimento mediano e 4 a 6: conhecimento satisfatório. A aplicação do NVS ocorreu após uma atividade educativa realizada. O tema abordou a seguinte temática: “Processamento dos alimentos: como escolher os mais saudáveis?”. E, contou com a autorização da diretoria da escola. Os resultados apontaram que mais da metade (55,88%) dos estudantes possuem um letramento satisfatório, provavelmente em decorrência do nível de escolaridade destes, que já possuem o ensino fundamental completo. Ademais, a atividade educativa que foi desenvolvida, antes da aplicação do questionário, sobre rotulagem de alimentos talvez tenha ajudado os estudantes a identificar com maior precisão às respostas dadas. Verificou-se que o total de acertos das respostas com 1 questão foram 11,76% (n=08), tendo conhecimento limitado. Os participantes que acertaram de 2 a 3 questões totalizaram 32,35% (n=22), apresentaram conhecimento mediano e os adolescentes que acertaram de 4 a 6 questões totalizaram 55,88% (n=38), foram classificado com conhecimento satisfatório. Segundo a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, a rotulagem nutricional dos alimentos estabelece o acesso às informações como um direito para todos. Empoderar a população com informação nutricional, fortalece a capacidade de analisar e decidir o consumo, dessa maneira, esse instrumento deve ser claro e preciso para que possa contribuir na escolha de alimentos mais saudáveis, preconizada pela diretriz controle e regulação dos alimentos.
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