Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT8 - VISA de Produtos - Alimentos - Nutrição, Comunicação e Regulação

32374 - DESAFIOS REFERENTES À ROTULAGEM DE PRODUTOS ARTESANAIS PARA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
NIRCIA ISABELLA ANDRADE PEREIRA - UFV, LARA CARVALHO COELHO - UFV, ALEXSANDRA SAMARA OLIVEIRA - UFV, FABIANA APARECIDA DE MATOS CALIXTO - UFV, SILVIA ELOIZA PRIORE - UFV


Trata-se de um estudo transversal realizado durante o primeiro semestre de 2019 com expositores de uma feira de economia solidária e agricultura familiar da Zona da Mata de Minas Gerais que comercializam alimentos processados artesanalmente. A hipótese trabalhada foi que os produtos embalados comercializados na referida feira não possuíam rótulos adequados. Assim, objetivou-se caracterizá-los em relação à rotulagem completa. Foram analisados produtos de onze empreendimentos entre bolos, biscoitos, pães, queijos, doces, mel e geleias. Por meio da observação in loco foram avaliados os rótulos em relação às informações obrigatórias que devem constar nos mesmos: lista de ingredientes em ordem decrescente de quantidade em gramas; tabela nutricional; conteúdo líquido; declaração da presença ou ausência de glúten e lactose; identificação da origem; denominação de venda; identificação do lote; prazo de validade; declaração de compostos alergênicos e instruções para o uso e preparo do alimento pelo consumidor, quando necessário. Também foi analisado se as informações eram de fácil entendimento e quem elaborava o rótulo. Constatou-se que apenas 2,6% (n=2) dos produtos possuíam rótulos completos. Em 10,39% (n=8) das embalagens, as únicas informações presentes eram a denominação do produto e prazo de validade. Do total, 75,3% (n=58) não possuíam rótulos adequados. Já em 16,88% (n=13) as informações não eram de fácil entendimento, sendo escritas à caneta pelos próprios comerciantes de forma desorganizada, ou impressas em cores impróprias e/ou letras muito pequenas. A maioria dos empreendimentos não dispunha de profissionais especializados para desenvolver os rótulos de seus produtos, feitos, muitas vezes, baseados na observação de similares já existentes no mercado. Destacou-se a importância de ações educativas sobre rotulagem de alimentos como alternativas eficientes que podem ser aplicadas aos expositores para que estes tenham condições de atender às exigências da legislação e oferecer ao consumidor produtos que possuam rótulos fidedignos. Além disso, ampliar suas vendas para outros mercados como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e melhorar suas condições de vida. A rotulagem completa faz-se importante como um veículo de segurança alimentar e nutricional já que possibilita ao consumidor conhecer os ingredientes utilizados no preparo, bem como, se informar sobre os riscos que possam apresentar à saúde.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000