Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT9 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Inspeções Sanitárias

29287 - A IMPORTÂNCIA DA INSPEÇÃO SANITÁRIA EM ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTOS NO MUNICÍPIO DE LAGOA SANTA - MG: RELATO DE EXPERIÊNCIA
MARYELLEN CAMILI REZENDE - VISA LAGOA SANTA


A Lei Orgânica da Saúde foi responsável por regularizar no Brasil as ações e serviços de saúde em áreas de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre essas ações destacam-se as competências relacionadas a Vigilância Sanitária (VISA), que segundo a Lei 3821/2015 que institui o Código Sanitário do Município de Lagoa Santa e dá outras providências, abrangem o conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente da proteção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde. Atualmente, a VISA de Lagoa Santa é responsável pelo controle sanitário de todas as etapas e processos da produção de bens de capital e de consumo que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde, além de atividades relacionadas ao meio ambiente e as condições de trabalho. No ano de 2018, o município tinha 538 estabelecimentos exercendo atividade de interesse sanitário, dos quais se destacam os empreendimentos de cunho alimentício que correspondem a 48% da demanda de licenciamento sanitário anual. Uma alimentação nutritiva é essencial para promover, manter e recuperar a saúde do indivíduo, e para garantir a segurança desses alimentos, as ações de controle da qualidade sanitária dos produtos e dos processos de manipulação são necessárias. Portanto, serviços de alimentação apresentam risco potencial a saúde da população, e os critérios da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 216/04 que dispõe sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação e da RDC 275/02 que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos são criteriosamente analisados no momento da inspeção sanitária. Durante as inspeções, os fiscais municipais orientam sobre as normas aplicáveis e os princípios das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, afim de evitar a contaminações que possibilitem a ocorrência de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) e, posteriormente, entregam um Relatório de Inspeção Sanitária. Algumas irregularidades são comuns entre os estabelecimentos inspecionados pela primeira vez, como a ausência de coletores de resíduos com tampa e acionamento por pedal na área de produção e não conformidades nas rotulagens de produtos. Essas irregularidades são reduzidas nas novas inspeções sanitárias realizadas, como pode ser verificado ao se comparar com os relatórios anteriores.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000