26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT9 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Inspeções Sanitárias |
29369 - PERFIL DAS DENÚNCIAS DE RESTAURANTES DE 2016 A 2018 NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS - A VISÃO DO MUNÍCIPE SOBRE QUALIDADE SANITÁRIA. MIRELLA LOURENCINI HOLANDA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ELISANGELA MARA DA SILVA RODRIGUES - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ANA CLÁUDIA DALMORA BÜLL - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
A denúncia é um instrumento indispensável na defesa do consumidor com relação a sua exposição quando consome alimentos fora do lar. Ademais, o noticiário e as mídias sociais divulgam maciçamente informações sobre ações da Vigilância Sanitária (VISA) e outros informes que compõe a formação sanitária do cidadão, o que torna seu olhar mais sensível a detalhes relacionados a higiene dos ambientes, ao atendimento, a exposição dos alimentos e em menor expressão, mas de essencial importância, a percepção de que alimentos contaminados podem gerar doenças. Com o objetivo de traçar o perfil das denúncias, que consequentemente revelam o perfil do consumidor denunciante, foram sistematizadas todas as denúncias de 2016, 2017 e 2018 referentes aos restaurantes no Sistema “156” do município, totalizando 428 denúncias. Quando comparadas as demais denúncias de outros seguimentos do setor, foi verificado que em todos estes anos a atividade de restaurante foi responsável por 25% das denúncias do Setor de Alimentos, com grande concentração na região central e bairros de seu entorno (30%), ficando os demais bairros com percentual abaixo de 5%. Os assuntos mais citados referiam falta de higiene (33%), presença de pragas urbanas (17%), por alimento estragado (15%), doenças transmitidas por alimentos (6%), seguidos por incomodo a vizinhança, produto sem procedência, manipulador, alimentos vencido, licenciamento e outros (abaixo de 4%), revelando um consumidor bem informado com relação a diversos temas, mas que se preocupa essencialmente com a higiene geral, podendo levar a reflexão de que seja a questão mais fácil de constatar, embora seja muito relativo o padrão de higiene de cada cidadão. Outro dado significativo é a grande expressão de denúncias anônimas de 85%, cuja conclusão é de que embora o consumidor tenha conhecimento de seus direitos, ainda se revela tímido em assumi-lo. Atualmente, é possível perceber que este consumidor não está alheio as condições sanitárias que permeiam a mínima garantia de se alimentar seguramente e utiliza a denúncia como sua ferramenta de defesa. O monitoramento contínuo destas denúncias é essencial para a avaliação e planejamento das ações de VISA, além de ser um indicador em potencial.
|