Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT9 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Inspeções Sanitárias

29428 - ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NO VERÃO DO LITORAL CATARINENSE: ALERTA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA PARA OS PERIGOS DE DTA E DE FRAUDES
CSELE VAND SAND - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, SÔNIA DE F. SANTOS - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, EDUARDO H. S. BASTOS - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, JULIANY C. G. PALAVICINI - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, MARCELA T. BROZA - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, MICHELE V. EBONE - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CAMILA N. DURAND - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA


Há uma série de alimentos tipicamente consumidos na temporada de verão nas regiões litorâneas que proporcionam ao consumidor conveniência ligada à abundância de ofertas de tipos de produtos e fácil acesso. Sabe-se que os produtos elaborados apresentam um importante meio de subsistência para grande parcela de trabalhadores, nesta época do ano. Este cenário pode configurar um problema de saúde pública, caso os alimentos sejam elaborados e armazenados em condições inadequadas.
Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar os resultados das análises de produtos coletados no litoral de Santa Catarina em atendimento ao Programa de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos (PEMQSA).
Foram analisadas 47 amostras de alimentos coletadas em estabelecimentos, quiosques e comércio ambulante entre janeiro e março de 2019. Foram pesquisados água de coco, caldo de cana, picolé, queijo coalho, saladas com maionese, saladas folhosas, sanduíches, sorvetes e açaí. As análises foram realizadas pelo Laboratório de Saúde Pública (LACEN/SC) conforme RDC n. 12/2001/ANVISA para Estafilococos coagulase positiva, Coliformes à 45º C, Salmonella spp em 25 g, Listeria monocytogenes, bem como parâmetros de Microscopia e Físico-química.
A maioria dos alimentos analisados (51%) apresentou contaminação por no mínimo dois microorganismos, entre eles Staphylococcus aureus (valor médio = 3,8x105 NMP/g), Escherichia coli (valor médio = 3,1x104 NMP/g), Coliformes a 45ºC (valor médio = 1,2x104 NMP/g) e Listeria spp (presença em 25g). Estes resultados demonstram contaminação dos alimentos e/ou manipulação inadequada. No açaí foram identificados os corantes artificiais CII, vermelho amaranto (Bordeaux S INS 123) e azul brilhante (INS 133), não permitidos conforme legislação vigente, caracterizando possível fraude.
Conclui-se que o monitoramento dos alimentos consumidos no verão é uma atividade fiscalizatória essencial para verificação da qualidade sanitária dos alimentos consumidos. Assim, são fundamentais as inspeções nos locais de produção e orientações quanto à qualificação de matérias primas, boas práticas de produção, armazenamento e comercialização.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000