26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT9 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Inspeções Sanitárias |
29524 - IMPACTO DAS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO NO RENDIMENTO DE CARNE BOVINA A VÁCUO E SUAS CONSEQUÊNCIAS EM SEGURANÇA ALIMENTAR PAULA ELOIZE GOMES DA CRUZ - ULISBOA, JÉSSICA FERNANDA MILARCK, ALINE MARCOVSKI STREHL
A escassez de tempo frente a diversos fatores envolvendo a tecnologia, carga horária de trabalho e demais afazeres pessoais, faz com que o consumidor procure alimentos de fácil e rápido acesso, necessitando de um estabelecimento onde encontre a maior diversidade de produtos, de forma a minimizar o tempo gasto na procura. Sendo assim, os supermercados ganham cada vez mais espaço na sociedade, atendendo às demandas de oferta e procura do consumidor. Contudo, com o aumento do número de refeições fora de casa, fez com que a exigência por alimentos seguros para o consumo aumentasse proporcionalmente, gerando na população uma maior consciência quanto à segurança dos alimentos e aos seus direitos como consumidores.
Sendo assim os estabelecimentos que manipulam e vendem alimentos devem acompanhar essa realidade e adaptar a venda de alimentos ao padrão de qualidade exigido pelo consumidor e pelos órgãos fiscalizadores, como a vigilância sanitária. Para que isso se torne possível, tais estabelecimentos devem contratar profissionais habilitados para realizar a implementação e monitorização de sistemas de gestão da qualidade, visando garantir um alimento seguro ao consumo.
Tais empresas devem ter especial atenção os cuidados com a segurança alimentar, que engloba tanto questões de qualidade e segurança de alimentos, como também as relacionadas com o desperdício de alimentos, e mesmo que esses fatores sejam da responsabilidade de setores e profissionais diferentes, estão diretamente interligados e têm consequências no lucro da empresa.
O açougue é considerado o segundo setor que origina mais perdas de produto, tendo um impacto direto no lucro da empresa. Neste contexto, este trabalho foi desenvolvido de forma a compreender a realidade de perdas em um açougue de supermercado e desenvolver uma ação corretiva. O foco do estudo foi o padrão de rendimentos de cortes de peças de carne de bovino embaladas a vácuo, já que a empresa detectou a oportunidade de melhoria nesse segmento e as consequências das boas práticas de manipulação, tanto para o rendimento quanto para a segurança alimentar, visando se adequar as normas e legislações da vigilância sanitária.
|