26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT9 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Inspeções Sanitárias |
31718 - IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DE MÃOS EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO DANIÉLI CHELA - PMC, ANDRÉA NOGUEIRA DE CAMPOS AGUIRRE - PMC, LUCIMARA BATISTA PROX - PMC
Relato de experiência construído a partir de uma irregularidade verificada durante a inspeção da equipe da Vigilância Sanitária do Distrito Boa Vista no Município de Curitiba em um Serviço de Alimentação acompanhado através das Programação das Ações de Vigilância em Saúde (PAVS).
Durante inspeção inicial de rotina no Estabelecimento foram evidenciadas não conformidades referentes a estrutura física e procedimentos e processos de trabalho, incluindo a apresentação documentos inerentes a atividade desenvolvida no local. O estabelecimento foi intimado a realizar as adequações necessárias. Durante a apresentação da documentação solicitada foi identificado que os laudos do produto alimentício semi-elaborado apresentavam-se impróprios para consumo por apresentar contagem de Coliformes a 45ºC acima dos limites estabelecidos pela RDC nº12 de 02/01/2001 que aprova o regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos.
Diante da situação, o Estabelecimento foi orientado quanto a boas práticas na manipulação de alimentos, com ênfase na importância da higienização das mãos dos manipuladores e intimado a apresentar ações de medidas corretivas em relação às amostras de produto impróprio ao consumo. A responsável pelo Estabelecimento realizou reunião com os funcionários e estipulou medidas relacionadas a Boas práticas incluindo a rotina diária de higienização de mãos a cada 30 minutos durante todo o expediente. Esta rotina foi reforçada com o disparo de um sinal sonoro para as áreas de manipulação de alimentos através de um aplicativo gratuito instalado no computador. Posteriormente à orientação pela equipe e aplicação pelos responsáveis das medidas corretivas, foram repetidas as análises do produto, que resultaram em conformidade aos padrões legais vigentes.
Ao final desta experiência observou-se que a higienização regular das mãos é um dos fatores que contribui para a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos bem como para a prevenção de possíveis doenças transmitidas por alimentos. O simples ato de lavar as mãos pode representar muito quando se pensa em prevenção.
|