Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT9 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Inspeções Sanitárias

31773 - PROMOÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS EM BARRACAS DE PRAIA NO LITORAL NORTE BAIANO
ALINE BATISTA LEITE - VISA/SALVADOR, IBLLIZE FIGUERÊDO DA SILVA - VISA/LAURO DE FREITAS, ANA PAULA ALMEIDA DÓRIA - VISA/ LAURO DE FREITAS, LAIRA LORENA LIMA YAMAMURA - VISA/LAURO DE FREITAS


Como parte integrante do projeto Verão da Gente, da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas, a equipe da Vigilância Sanitária desenvolveu uma ação para realizar inspeções nas barracas de praia situadas ao longo da faixa litorânea do município, com o intuito de avaliar a situação sanitária das mesmas e das áreas em seu entorno. Aproveitou-se o ensejo para realizar educação sanitária junto aos barraqueiros, diante das eventuais inconformidades verificadas. As inspeções foram realizadas entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, contemplando as barracas instaladas nas praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho. Das 58 barracas existentes, três encontravam-se inativadas, onze, fechadas e 44 (75%) foram inspecionadas. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um check-list elaborado com base na RDC/ANVISA nº 216/04. Os dados foram agrupados em temas gerais, a saber: 1) identificação; 2) alimentos comercializados; 3) estrutura física; 4) controle integrado de pragas; 5) controle de água; 6) manejo de resíduos; 7) boas práticas de fabricação e 8) manipuladores de alimentos. Foram observados baixos índices de conformidade à RDC Nº 216/04, principalmente das barracas localizadas nas praias de Buraquinho e Ipitanga. Notou-se, ainda, que os mais baixos índices em Buraquinho se referiam à higiene dos manipuladores, em especial no tocante à realização de Atestados de Saúde Ocupacional (4% de conformidade). Já em Ipitanga, as inconformidades mais freqüentes se referiam às boas práticas de fabricação de alimentos, tendo sido verificado apenas 19% de conformidade nessa categoria. Apesar de terem apresentado uma média mais alta de conformidade (59%), as boas práticas também foram o ponto mais fraco das barracas de Vilas do Atlântico. O ponto forte nas barracas de Buraquinho e Ipitanga foram os itens referentes ao controle de água (78% e 74% de conformidade, respectivamente), e nas de Vilas, o controle integrado de pragas (100%). O trabalho realizado foi o primeiro do tipo ocorrido no município e permitiu conhecer a situação sanitária das barracas de praia do litoral de Lauro de Freitas, o que favorece no planejamento de ações educativas mais direcionadas às reais dificuldades e demandas dos barraqueiros, para, dessa forma, minimizar os riscos de ocorrência de doenças veiculadas por alimentos.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000