Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT9 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Inspeções Sanitárias

31798 - CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DOS MELHORES RESTAURANTES DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
ÉRICA FUMAGALLI - NÚCLEO DE VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS, DVPSIS, COVISA, SMS, PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NINA SANTANA DE MORAIS - NÚCLEO DE VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS, DVPSIS, COVISA, SMS, PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, BRUNA MATSUMOTA - NÚCLEO DE VIGILÂNCIA DE ALIMENTOS, DVPSIS, COVISA, SMS, PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO


Introdução: A qualidade do alimento produzido e comercializado em restaurantes pode representar um risco à saúde do consumidor. A implantação das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e o monitoramento da vigilância sanitária do município são essenciais para a oferta de produtos seguros e em condições higiênico-sanitárias satisfatórias.

Objetivo: Investigar as condições higiênico-sanitárias dos restaurantes com destaque no Guia Michelin 2016, alocados no município de São Paulo.

Metodologia: Para a elaboração do estudo foram selecionados os melhores restaurantes alocados no município de São Paulo, segundo o Guia Michelin 2016. Para a coleta de dados, os estabelecimentos foram inspecionados com base na Portaria Municipal 2.619/2011 e as irregularidades identificadas foram descritas nas Fichas de Procedimentos do Sistema de Informação de Vigilância Sanitária (SIVISA). As informações coletadas foram compiladas e analisadas através do programa Microsoft Excel. Excluiu-se o estabelecimento que se encontrava fechado no momento da inspeção sanitária.

Resultados: Foram identificados 15 restaurantes mencionados no Guia Michelin 2016. Com a aplicação do critério de exclusão constatou-se que uma empresa havia encerrado as atividades. Com base nas inspeções sanitárias pôde-se verificar que todos (n=14) os estabelecimentos apresentavam irregularidades e foram autuados, bem como tiveram inspeção de retorno para monitoramento e proposição de penalidade. As principais irregularidades identificadas foram de ordem estrutural, documental e de procedimento. Com as inspeções de retorno, constatou-se que 36% (n=6) dos processos foram encerrados, uma vez que as empresas se adequaram totalmente à legislação vigente. Dentre os processos administrativos mantidos (n=8), houve melhoria de 45% (n=225) no número total de irregularidades após as orientações da equipe de vigilância sanitária, com base no Regulamento Técnico de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos do município de São Paulo.

Conclusão: Com a intervenção da equipe de vigilância sanitária, todos os estabelecimentos apresentaram melhorias nas condições de higiene e manipulação de alimentos, sendo que 36% se adequaram completamente à legislação vigente. Com isso, destaca-se a necessidade de monitoramento das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos produtores de alimentos, a fim de garantir as boas práticas de manipulação e assegurar a saúde do consumidor.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000