Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT10 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Análises Laboratoriais

29306 - ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE POLPAS DE AÇAÍ EM BATEDOUROS E ESTABELECIMENTOS VAREJISTAS NO MUNICÍPIO DE MANAUS-AM
REDNAJ JAURE BACURY SOUZA MOTA - FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO ESTADO DO AMAZONAS, HELTON JARDYS DA SILVA RUIZ - FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO ESTADO DO AMAZONAS, ELAINE DA SILVA DE SOUZA - FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO ESTADO DO AMAZONAS


Introdução: O açaizeiro se destaca, entre os diversos recursos vegetais, pela sua abundância e por produzir, importante alimento para as populações locais, além de ser a principal fonte de matéria-prima para a agroindústria de palmito no Brasil. Sua maior concentração ocorre em solos de várzeas e igapós do estuário amazônico, sendo o estado do Pará seu principal centro de dispersão natural seguido do Amazonas. O excelente valor nutritivo e alto valor energético, além das propriedades antioxidante da bebida açaí vêm conquistando e se consolidando no mercado nacional e internacional. Porém muitos alimentos tornam-se potencialmente perigosos podendo gerar riscos à saúde do consumidor decorrente principalmente de baixas condições higiênico-sanitárias.
Objetivo: Avaliar microbiologicamente a qualidade das polpas de açaí em batedouros e estabelecimentos varejistas no município de Manaus.
Metodologia: Foram analisadas 26 amostras no ano de 2018 e 27 amostras no ano de 2019, com base na determinação da presença de coliformes termotolerante à 45°C e pesquisa para Salmonella spp por meio da técnica da determinação do número mais provável (NMP) e técnica de presença ou ausência de salmonela ssp/25 ml. As metodologias de análise adotadas seguiram os parâmetros Resolução - RDC nº 12, de 2 de janeiro de 2001, que estabelece os padrões microbiológicos sanitários para alimentos.
Resultados: Após a análise observou-se que 8 amostras (30,76%) apresentaram contaminação por coliformes fecais e 1 amostra (3,84%) apresentou contaminação por Salmonella no ano de 2018, totalizando 9 amostras (34,61%) com resultados insatisfatórios. No ano de 2019 foram contabilizados 16 amostras contaminadas (59,26%) por coliformes fecais, 14 amostras (51,85%) por Salmonella, sendo 9 amostras (33,33%) contaminados tanto com Salmonella quanto por coliformes fecais, totalizando 21 amostras (77,78%) com resultados insatisfatórios.
Conclusão: Assim, é importante ressaltar baseado na taxa de reprovação das amostras, a necessidade de um controle rigoroso da rede de boas práticas higiênico-sanitárias aliadas a ações educativas para os manipuladores de açaí, além da necessidade de uma vigilância mais intransigente em tais estabelecimentos, a fim de garantir a segurança alimentar dos consumidores.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000