Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT10 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Análises Laboratoriais

29530 - OCORRÊNCIA DE RESÍDUOS DE ANTIMICROBIANOS MACROLÍDEOS EM FÓRMULAS INFANTIS
BIANCA FIGUEIREDO DE MENDONÇA PEREIRA - INCQS / FIOCRUZ, MARARLENE ULBERG PEREIRA - INCQS / FIOCRUZ, ROSANA GOMES FERREIRA - INCQS / FIOCRUZ, BERNARDETE FERRAZ SPISSO - INCQS / FIOCRUZ


A Resistência aos Antimicrobianos (RAM) ameaça a saúde pública devido ao crescimento de infecções que já não respondem mais ao tratamento normalmente utilizado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) procura estimular a reflexão e a ação política para combater a RAM e em resposta a essa crise foi adotado um Plano de Ação Global. Dentre os cinco objetivos a serem alcançados deste plano estão o fortalecimento da base de conhecimento e evidência através da vigilância e da pesquisa e a otimização do uso dos medicamentos antimicrobianos na saúde humana e animal. De acordo com os compromissos internacionais e nacionais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou o seu Plano de Ação frente à RAM que tem como um dos objetivos aprimorar as medidas regulatórias a respeito da presença de resíduos de antimicrobianos em alimentos, uma vez que, embora o uso destes medicamentos em animais produtores seja necessário, sempre existe o risco dos resíduos estarem presentes nos produtos provenientes destes animais. A fórmula infantil é um substituto do leite materno produzido à base de leite de vaca ou outros animais ou uma mistura destes e/ ou outros ingredientes adequados para a alimentação infantil. O objetivo deste trabalho foi avaliar a ocorrência de resíduos de 5 macrolídeos (eritromicina, espiramicina, oleandomicina, tilosina e tilmicosina), antimicrobianos classificados pela OMS e pela Organização Mundial da Saúde Animal como criticamente importantes para a saúde humana e animal, respectivamente, em amostras de formulas infantis por meio de um método analítico validado. Em um total de 30 amostras adquiridas no comércio da cidade do Rio de Janeiro, a presença de pelo menos um dos analitos pesquisados foi verificada em 76,7% das amostras. Apesar da importância do estabelecimento de Limite Máximo de Resíduo (LMR) para determinados produtos, ainda não existe LMR de antimicrobianos específicos para fórmulas infantis na legislação brasileira, portanto as amostras que apresentaram resíduos não estão conformes. Ações de fiscalização e controle devem ser intensificadas, já que as fórmulas infantis podem ser a única fonte de alimento para muitos lactentes durante os primeiros meses de vida. Além disso, essa subpopulação é geralmente mais sensível aos efeitos de resíduos e contaminantes, uma vez que doses menores de substâncias químicas podem resultar em efeitos adversos nos lactentes, quando comparadas às doses capazes de provocar o mesmo efeito nos adultos.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000