Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT10 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Análises Laboratoriais

32023 - QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS EM FORTALEZA – CE: MONITORAMENTO EM INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS
JULIANA SAMPAIO BATISTA - AGEFIS, ALINE DELLANE MAIA FLORÊNCIO LIMA - AGEFIS, ENEYLANDIA RABELO LEMOS - AGEFIS, CREMEILDA DANTAS DE ABRANTES LÔBO - AGEFIS, MANOEL RIBEIRO SALES NETO - AGEFIS, MARTA CRISTINA JUCÁ POLICARPO - AGEFIS, PRISCILA RAQUEL NOGUEIRA VIEIRA - AGEFIS, RACHEL SINDEAUX PAIVA PINHEIRO - AGEFIS, LORENA BARBOSA DE SOUZA ALMEIDA - AGEFIS


O monitoramento é um dos instrumentos de ação utilizados pela Vigilância Sanitária (VISA) para o controle de risco, sendo os programas de monitoramento, que utilizam tecnologias laboratoriais para analisar a qualidade sanitária dos alimentos comercializados, um bom exemplo de ação de VISA pautada no princípio da precaução. A integração das atividades fiscais e laboratoriais é de fundamental importância, visto que a análise laboratorial é tratada como mais um elemento do conjunto de ações de VISA, que irá confirmar ou dirimir dúvida quanto à qualidade do produto estabelecida em lei e subsidiar as ações de fiscalização. Neste sentido, avaliou-se o resultado das análises microbiológicas de amostras coletadas para o Programa de Monitoramento das Indústrias de Alimentos (realizado anualmente) situadas na Secretaria Regional IV em Fortaleza-CE. Para coleta de dados, realizou-se a análise dos laudos emitidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública nos anos de 2017 e 2018. A coleta dos dados foi autorizada através da assinatura de termo de anuência, sendo mantidos em sigilo. Foi realizada pela equipe de fiscalização a colheita de amostras em triplicata em 13 indústrias de alimentos, sendo duas amostras encaminhadas ao laboratório oficial de referência - LACEN (a primeira amostra para análise fiscal e a terceira para perícia de contraprova) e a segunda sob guarda do fabricante. Os produtos analisados foram os seguintes: pão de queijo congelado, pudim refrigerado, lasanha verde congelada, torta de frango congelada, salgado refrigerado, sanduíche refrigerado, torta de frango refrigerada, rosquinha, fatia amanteigada, pão de leite, amendoim caramelizado, rosca de milho e pastel misto congelado. As análises microbiológicas foram: determinação de coliformes 45°C, contagem de Bacillus Cereus, contagem de estafilococos coagulase positiva e pesquisa de Salmonella sp. Com exceção da amostra de pastel misto congelado, que apresentou resultado insatisfatório nas análises de coliformes a 45°C (NMP > 1.110mg/g) e contagem de estafilococos coagulase positiva (> 6,5 x 107 UFC/g estimado), todas as demais amostras analisadas apresentaram resultados satisfatórios quanto às análises microbiológicas. O resultado insatisfatório, contrariando o disposto na Resolução RDC n° 12 de 02.01.2001 – ANVISA/MS, que dispõe sobre os padrões microbiológicos em alimentos, aponta um perigo presente no produto e a possível ocorrência de doenças relacionadas ao consumo deste.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000