Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT10 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Análises Laboratoriais

32292 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO PRODUTO AZEITE DE OLIVA
WERNER MOURA EWALD - CVFA/SUVISA/SES-RJ, ALESSANDRA GEORGIA CARRAZEDO TORRES - CVFA/SUVISA/SES-RJ, CECÍLIA SOARES DE CARVALHO - CVFA/SUVISA/SES-RJ, MARIA LÍGIA DO ESPIRITO SANTO CALDAS - CVFA/SUVISA/SES-RJ, RENATA BARANDA DE OLIVEIRA NETTO - CVFA/SUVISA/SES-RJ


A Coordenação de Vigilância Sanitária de Alimentos da SUVISA/SES-RJ realizou de abril a dezembro de 2018, em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias Municipais o monitoramento da qualidade dos alimentos comercializados e produzidos em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro. Este trabalho ainda está sendo executado e ele conta com uma exitosa parceria entre o Estado do Rio de Janeiro, os 92 municípios que o compõem e o LACEN-RJ. O monitoramento do azeite de oliva faz parte do Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade Sanitária dos alimentos (PEMQSA). Destacamos este produto porque obteve o maior número (percentagem) de laudos de análise insatisfatórios (parâmetros físico-químicos – índice de iodo WIJS / índice de refração) dentre os demais produtos avaliados.
Este trabalho foi implementado em etapas: a primeira foi a definição do quantitativo de amostras e das metodologias a serem empregadas pelo LACEN-RJ. Outra etapa, permanente, é o treinamento das VISA‘s municipais e a coordenação e supervisão do programa. A terceira etapa é a de colheita de amostras e análises laboratoriais. A última etapa consiste na reunião dos dados de coletas e de ações sanitárias e as análises das mesmas.
Inicialmente foram realizadas capacitações de colheita de amostras e análise fiscal e ao longo de 2018 foram coletadas 54 amostras de azeites de diferentes marcas nos municípios de Valença, Três Rios, Saquarema, Resende, Nova Friburgo, Miguel Pereira, Macaé e Areal. Estas amostras foram analisadas de acordo com os parâmetros específicos: rotulagem e análise físico-química. A participação dos municípios do Estado do Rio de Janeiro se mostrou relevante em diversos aspectos como aprimoramento técnico, maior abrangência de atuação, fortalecimento e respaldo necessário para as ações de fiscalização. As ações de sanitárias incluíram Notificação, Editais de Notificação, interdições cautelares, contraprovas, interdições de comercialização, e envio de Ofícios as VISA‘s estaduais e municipais para realização e inspeção sanitária investigativa e recolhimento no comércio e distribuidores dos lotes reprovados definitivamente.
Das 54 amostras, 33 % apresentaram resultados insatisfatórios. Dentre os laudos insatisfatórios, 56% foram insatisfatórios para análise físico-química. Destes, 80% são marcas pouco conhecidas. Este panorama demonstra o risco sanitário da comercialização desses alimentos sem o controle integrado de todos entes do sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000