26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT11 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Novas Práticas |
29360 - UTILIZAÇÃO DO GOOGLE FORMULÁRIOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EM EVENTO DE MASSA - SAMBÓDROMO CARNAVAL 2019 DE MANAUS. PEDRO RODRIGUES CONTENTE - VISAMANAUS, HELLEN EMILIA MENEZES DE SOUZA - VISAMANAUS, GIESIA KARLA BELEM - VISAMANAUS
INTRODUÇÃO No período do Carnaval o Sambódromo de Manaus é palco de quatro dias de folia. O Gov. do Amazonas, junto com a PM Manaus, através dos seus respectivos órgãos monitoraram “in loco” o evento por meio de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
OBJETIVO Efetuar diagnóstico e monitoramento das condições sanitárias dos serviços de alimentação existente no Sambódromo realizando vistorias utilizando a ferramenta Google Formulários para a coleta das informações, com intuito de redução de riscos e agravos à saúde dos foliões.
MATERIAL E MÉTODOS Para o controle dos riscos associados à serviço de alimentação foi utilizada a metodologia de trabalho para evento de massa do DVISA: utilização do roteiro já padronizado, o qual foi inserido no Google Formulários; realização de inspeção dos serviços de alimentação pelos Fiscais utilizando seus celulares; compilação das respostas pelo coordenador do DVISA, situado no CICC do evento; envio de relatório aos gestores do evento e do DVISA.
RESULTADOS No inicio de cada evento as equipes recebiam treinamento do uso do formulário no Google para se familiarizar com os questionamentos (resposta curta, caixa de seleção e grade de múltipla escolha), que facilitam a coleta da informação de campo. Em média foram 30 estabelecimentos vistoriados por dia com a utilização desta plataforma que de forma automática e organizada coletava as respostas. O formulário demonstrou ser uma forma ágil de preenchimento do roteiro, possui visual agradável e é fácil de criar, editar e de responder as perguntas tanto em telas grandes ou pequenas dos celulares, acabando com a utilização de papel. As respostas geraram informações e gráficos em tempo real, já que os dados coletados eram inseridos automaticamente em uma planilha. A organização das informações e análises dos gráficos (Percentual e Diagnóstico geral dos locais por questionamento sanitário) serviram de base para as decisões dos gestores do DVISA com relação aos riscos sanitários encontrados (produto utilizado com validade vencida, instalação elétrica irregular), os quais foram saneados de imediato, após os responsáveis pelo evento serem acionados.
CONCLUSÃO A plataforma Google Formulários possibilitou coletar e desenhar de forma imediata o diagnóstico do evento, diminuindo o tempo de resposta aos gestores e agilizando as decisões na hora da eliminação dos riscos sanitários de cada dia, proporcionando assim um controle satisfatório da prestação de serviço de alimentação.
|