Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT11 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Novas Práticas

29408 - AÇÃO EDUCATIVA PARA SERVIÇOS AMBULANTES DE ALIMENTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS/SP
LILIAN GOULART SCHULTZ - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ERIKA ALESSANDRA DE SOUZA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ELIZABETH VICENTINI - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ANA CLAUDIA DALMORA BÜLL - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ANA LUCIA MONTINI RIBEIRO - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS


A rotina corrida gera a necessidade de refeições rápidas, favorecendo o consumo de alimento nas ruas. Diferente de estabelecimentos tradicionais como restaurantes e lanchonetes, que possuem estrutura mínima adequada e uma equipe de funcionários, os vendedores ambulantes geralmente atuam em condições precárias, como ausência de ponto de água e sanitários, condições climáticas adversas, etc, além de uma mesma pessoa ser responsável pela manipulação dos alimentos e o recebimento de dinheiro, expondo os consumidores ao risco sanitário e aumentando o número de denúncias recebidas pela Vigilância Sanitária. Com base nesse cenário e na falta de conhecimentos básicos de segurança e higiene na manipulação e conservação dos alimentos pelos ambulantes, foi desenvolvido um Projeto de Ação Educativa para o setor, que consiste na apresentação das 5 chaves para uma alimentação mais segura através de aulas expositoras, vídeos, dinâmicas e material didático, buscando reduzir riscos à saúde da população, orientar sobre a Licença de Funcionamento da Vigilância Sanitária (conforme Portaria Estadual CVS 01/2019) e, diminuir as denúncias recebidas desse seguimento. Sendo estabelecido pelo grupo de vigilância sanitária a realização de inspeções sanitárias amostrais em 10% dos ambulantes presentes na ação educativa e 100% dos ausentes. Foram realizados 3 encontros nos anos de 2018 e 2019 com 61 ambulantes convocados, dos quais 45 compareceram e dentre eles 86,7% responderam a pesquisa de satisfação classificando a ação educativa de forma positiva, com comentários de incentivo à continuidade do projeto, relatando que aprenderam conceitos básicos até então desconhecidos. Conforme metodologia aplicada, foram inicializadas as inspeções sanitárias programadas. Das 6 inspeções já realizadas nos ambulantes participantes, 33,3% estavam insatisfatórios, 50% aplicaram os conceitos aprendidos na ação educativa e 16,7% estavam satisfatórios e regularizados. Por se tratar de um projeto recente, é necessário mais tempo para a obtenção de dados concretos sobre o impacto das ações educativas nesse seguimento, que serão coletados durante as inspeções programadas e no monitoramento das denúncias recebidas. Porém, considera-se que o projeto teve êxito em realizar uma abordagem educativa diferenciada para esse público, que carece de informações qualificadas e atua em condições precárias, constituindo, portanto uma importante ação preventiva em saúde pública.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000