Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT11 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Novas Práticas

29553 - A IMPORTÂNCIA DAS BARREIRAS FÍSICAS NA ÁREA DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: O CASO DO SURTO DE TOXOPLASMOSE EM ESCOLA PRIVADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS
FABIANA PAVANI DA SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, ELIZABETH VICENTINI - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS, KARINA DE LEMOS SAMPAIO - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS


Dentre o vasto campo de atribuições da Vigilância Sanitária (VS), inclui-se também a investigação de surtos de doenças transmitidas por alimentos em conjunto com a Vigilância Epidemiológica (VE), com a finalidade de elucidar o surto, propor medidas de controle e prevenção de novos casos e, evitar a ocorrência de surtos semelhantes. No caso específico da VS, cabe rastrear a cadeia de produção com a identificação de pontos críticos no processo produtivo. Entre os meses de março a maio de 2019, houve a ocorrência de surto de toxoplasmose em uma escola privada de Campinas (SP), acometendo em princípio, vinte e três indivíduos, a maioria adolescentes. A equipe de VS de Alimentos realizou inspeção nos dois serviços de alimentação privativos (cantinas) instalados no local, que apresentavam o mesmo responsável e mesma procedência dos alimentos, porém a investigação epidemiológica demonstrou que os casos de toxoplasmose estavam concentrados exclusivamente em indivíduos que consumiam em uma das cantinas. Fato relevante verificado foi a presença de grande quantidade de gatos na escola. A cantina suspeita do surto dispunha de uma estrutura adequada, entretanto não havia procedimento operacional padrão (POP) quanto às operações de limpeza/desinfecção das bancadas/utensílios, antes do preparo dos alimentos e ao final do expediente e, diferentemente da outra cantina, ela possuía aberturas para a área de manipulação, permitindo livre acesso de pragas, vetores e animais maiores como gatos, sendo informado pelos responsáveis que esta exposição do estabelecimento ao meio externo havia sido uma “escolha estética” do ponto de vista arquitetônico. A VS, preventivamente, interditou a cantina, a qual somente foi liberada após a instalação das barreiras físicas em toda instalação e estabelecimento de POPs. Uma vez que os gatos são hospedeiros definitivos do Toxoplasma gondii, o livre acesso destes felinos à área de manipulação, permitiria a eliminação de oocistos sobre bancadas, tábuas de corte etc e, indiretamente causaria a contaminação dos alimentos ingeridos, sendo portanto, uma possível causa do surto. A presente investigação reforça a importância das barreiras físicas nos locais que manipulam e comercializam alimentos para evitar possíveis contaminações que podem ser graves e acometer a saúde da população e que inovações no campo da arquitetura não podem deixar de seguir a legislação sanitária quando se tratar de estabelecimentos de interesse à saúde.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000