26/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT11 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Novas Práticas |
31809 - PROJETO “EDUCAR PARA REGULARIZAR”: CLASSIFICAÇÃO DOS RESTAURANTES A PARTIR DAS IRREGULARIDADES TATIANA LOPES DE MACEDO - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS, ROSÂNGELA DE FÁTIMA MARTINS - FACULDADE PARANAENSE (FAPAR), VANESSA MIRANDA SOARES - FACULDADE PARANAENSE (FAPAR), TAMARA NASCIMENTO FRANÇA - FACULDADE PARANAENSE (FAPAR), GABRIELE RIBEIRO - FACULDADE PARANAENSE (FAPAR), JULIANA BERTOLIN GONÇALVES - FACULDADE PARANAENSE (FAPAR), NATHALIE ALVES DOS SANTOS KOUBIK - FACULDADE PARANAENSE (FAPAR), MARIA THEREZA JHONSON CAMPOS VICENTINE - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS, RAQUEL PAMPUCH - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS, FERNANDA BRAZ - PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS
INTRODUÇÃO: Uma das premissas da segurança alimentar consiste em garantir aos consumidores o acesso à alimentos de qualidade, com vistas a preservação da saúde dos mesmos. Nesse contexto, os estabelecimentos que produzem e/ou distribuem refeições são responsáveis pelo adequado fornecimento destas. Logo, devido ao bom desenvolvimento da região, Pinhais-PR tem apresentado um aumento considerável na quantidade de empresas, sobretudo no segmento de alimentação. Diante disso, para auxiliar os empreendedores da área, a Vigilância Sanitária (VISA) do município em parceria com a Faculdade Paranaense (FAPAR) criou o projeto “Educar para Regularizar”, que busca promover maior apropriação das boas práticas nos serviços de alimentação por meio de ações realizadas por alunos do curso de graduação em nutrição. OBJETIVO: Classificar os restaurantes vistoriados a partir das irregularidades detectadas pelo check-list. METODOLOGIA: De março a abril de 2019 foram realizadas vistorias em oito restaurantes, e estas aconteceram em três momentos: no primeiro foi aplicado o check-list e identificadas as irregularidades; no segundo, foi realizada uma devolutiva sobre o que fora encontrado e no terceiro (após um treinamento), uma nova aplicação do check-list. Um total de 11 itens foram avaliados e a classificação dos estabelecimentos consistiu em: GRUPO 1 pontuação máxima de 0; GRUPO 2 de > 0 a < 13,3; GRUPO 3 de ≥ 13,3 a <502,7; e GRUPO 4 de ≥ 502,7 a <1152,3. RESULTADOS: Verificou-se na vistoria inicial que 62,5% (n=5) dos restaurantes foram classificados no grupo 3 e 37,5% (n=3) classificados no grupo 4. Já na vistoria final 87,5% (n=7) foram classificados no grupo 3 e 12,5% (n=1) no grupo 4. CONCLUSÃO: Os restaurantes apresentaram diferentes níveis de irregularidades em ambas as vistorias, contudo observou-se uma diminuição no número de irregularidades encontradas na vistoria final, fato que proporcionou aos estabelecimentos uma melhor classificação (até mesmo para aqueles que permaneceram no mesmo grupo). Além disso, constatou-se que o treinamento foi uma ação relevante, pois houve um progresso (mudança de classificação) após a sua realização. Porém, a devolutiva aos restaurantes após a primeira vistoria também mostrou ser efetiva, visto que até mesmo os restaurantes que não participaram do treinamento apresentaram modificações positivas na vistoria final. Em suma, ações educativas mostram-se significativas para uma melhor adequação dos estabelecimentos.
|