Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT11 - VISA de Produtos - Alimentos/Controle Sanitário - Novas Práticas

32330 - A INTERSETORIALIDADE ESTRATÉGICA NO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
SHEILA ALMADA BARBOSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIO BRANCO/AC, EDSON CARNEIRO DA COSTA FILHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIO BRANCO/AC


INTRODUÇÃO: Evidenciamos em nossa rotina a necessidade de aprimorar as ações monitorando os alimentos consumidos/comercializados em Rio Branco, então, implantamos no DEVISA, o Programa de Gerenciamento de Riscos em Alimentos, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Foi eleita para monitoramento a merenda escolar, visando atender a solicitação da Prefeitura (MEM/GABPRE nº2909), através de parceria com LACEN e Secretaria de Educação. A execução foi iniciada pelas coletas periódicas para análises laboratoriais, cujos resultados servirão de parâmetros para verificação da qualidade dos alimentos e boas práticas de manipulação, além da adoção de medidas conjuntas e pertinentes  no sentido de minimizar os riscos e possíveis adoecimentos.
JUSTIFICATIVA: Tal monitoramento se justifica pela relação risco x número de consumidores, bem como, para cumprir o Termo de Compromisso da Res/FNDE/CD nº32/06.
METODOLOGIA: Reunião com os parceiros: responsável pelo LACEN, para definir o cronograma de coletas mensais, tipos de análises, conforme RDC 12/01 ANVISA e PORTARIA 518/04 MS, para alimentos preparados para o consumo (produzidos na escola) e água potável (fornecida pela concessionária ou sistemas alternativos) para fins de orientação; com o Coordenador da Alimentação Escolar (OF/SEME nº388/09), que informou as escolas urbanas de ensino fundamental e os cardápios diferenciados por clientela; na DEVISA, adquirimos os insumos para desenvolver as atividades no início do ano letivo.
RESULTADOS: De 51 escolas, inspecionamos 29,4%, onde efetuamos 59 coletas, sendo 18 amostras de alimentos preparados para consumo, das quais 11,1% foram insatisfatórios e ainda 31 amostras de água potável sendo 40,6% insatisfatórias.
APRENDIZADO: Através da integração entre setores, a abrangência das ações tem maior alcance e representatividade, prevenindo o risco do adoecimento em número expressivo de consumidores e a troca de experiências através da intersetorialidade torna o processo enriquecedor por ser educativo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência foi válida por ações como substituição de fornecedor de água alternativo não licenciado; promover capacitação em boas práticas de manipulação para cozinheiras e diretores administrativos; propor adequações nas estruturas físicas das cozinhas e equipamentos (RDC 216/04 ANVISA); envolver outros setores (Comissão de Licitação e Compras) no objetivo comum de garantir a inocuidade da alimentação escolar, que deve continuar sendo monitorada.
 
 
 

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