Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT12 - VISA e Tecnologias de Diagnóstico e Tratamento/Produtos para Saúde

29486 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM RADIOPROTEÇÃO VETERINÁRIA: DIAGNÓSTICO SITUACIONAL NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE
HELDER ANDRADE GUIMARÃES - DVSA/SMSA/PBH, LOURDES MARIA DE MELO - DVSA/SMSA/PBH, MAÚNA ROSARIA DE CASTRO ALBANO - DVSA/SMSA/PBH, TATIANE FOUREAUX TOLEDO - DVSA/SMSA/PBH


Introdução: Os estabelecimentos veterinários utilizam equipamentos de raios-X diagnósticos médicos e odontológicos e sendo assim, a radioproteção não se difere dos estabelecimentos de medicina e odontologia humanas. Atualmente, a inserção de novos procedimentos e equipamentos de radiodiagnóstico nos estabelecimentos veterinários aumentou o risco sanitário envolvido e a complexidade das vistorias realizadas pela Vigilância Sanitária. Em razão da importância que o tema atualmente assume, conhecer as condições de radioproteção nos estabelecimentos veterinários torna-se imprescindível para a Vigilância Sanitária.
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo principal realizar um levantamento das condições sanitárias dos estabelecimentos veterinários em Belo Horizonte, por amostragem, tendo por base a radioproteção veterinária.
Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo transversal, com abordagem quali-quantitativa, realizado a partir de coleta de dados em dez estabelecimentos de Atividade Veterinária - CNAE 7500-1/00, no Município. Foram aplicados os roteiros previamente elaborados. As vistorias foram realizadas no período de 07/03 a 16/04/2019.
Resultados: Durante a fiscalização dos estabelecimentos foram observadas as seguintes não conformidades e prevalências:
Ausência do projeto das instalações físicas (40%), de Memorial Descritivo com o Plano de Proteção Radiológica (100%), do Teste de Constância (40%), do Levantamento Radiométrico (40%), de monitoração individual/dosimetria (20%), dos procedimentos para os casos de exposições acidentais de membros da equipe ou do público, incluindo sistema de notificação e registros (100%), de sinalizações e avisos obrigatórios em radioproteção (40%), das luvas plumbíferas e óculos de proteção radiológica (100%) e de suportes apropriados para vestimentas plumbíferas (20%). Falhas de Blindagem (20%).
Conclusão: Os resultados apresentados neste trabalho demonstram enorme preocupação, já que o risco sanitário é elevado e iminente para os profissionais, tutores dos animais e público em geral. É indeclinável uma vasta e incisiva atuação da Vigilância Sanitária nos serviços de radiologia veterinária. Através das análises dos dados obtidos, a VISA/BH poderá planejar estratégias visando o aumento da segurança das pessoas envolvidas e melhoria da qualidade dos serviços de radiodiagnóstico prestados pelos estabelecimentos veterinários.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000