Discussão Temática

26/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT12 - VISA e Tecnologias de Diagnóstico e Tratamento/Produtos para Saúde

32227 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VACINAS CONTRA HEPATITE A UTILIZADAS NO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES
RENATA FARIA DE CARVALHO - FIOCRUZ/ INCQS, SIMONE FERREIRA TEIXEIRA BASTOS - FIOCRUZ/ INCQS, LUCAS DE SIQUEIRA PENNA QUINTAES - FIOCRUZ/ INCQS


A Hepatite A é uma doença infecciosa viral, contagiosa, causada pelo vírus da hepatite A (HAV). O HAV é transmitido através de ingestão de alimentos e àgua contaminados ou do contato direto com a pessoa infectada. A hepatite A está associada com a falta de àgua potável e saneamento básico. A melhoria do saneamento e a vacina contra hepatite A são as formas mais eficazes de combater a doença. No Brasil, a vacina contra hepatite A está disponível no SUS, sendo oferecida no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 15 meses a 5 anos e também no Centros de Imunobiológicos Especiais (CRIE) para adultos. De acordo com a RDC n.º 73/2008 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para procedimento de liberação de lotes de vacinas para consumo no Brasil, é delegada ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) a responsabilidade pela liberação de todos os lotes de vacinas utilizadas no país. A metodologia empregada no controle da qualidade da vacina contra a hepatite A segue recomendações técnicas da OMS e monografias farmacopéicas. Os testes normalmente requeridos para o controle da qualidade em amostras de lotes finais de vacinas podem ser classificados em ensaios físicos, químicos e biológicos. Com isso, o estudo é importante para aumentar a confiança da população através da divulgação de dados referentes ao controle de qualidade desta vacina.
Objetivos
Avaliar a qualidade de lotes de vacinas contra Hepatite A utilizadas no PNI, no período de janeiro/ 2015 a maio/ 2019.
Metodologia
Avaliar os lotes de vacina contra Hepatite A recebidos no período de janeiro/ 2015 a maio/ 2019 quanto aos ensaios laboratoriais realizados pelo produtor e análise do protocolo resumido de produção e controle de qualidade (PRPCQ), de acordo com a European Pharmacopoeia 8.5 de 2015, monografia 1107.
Resultados
Foram calculadas a média e desvio-padrão (DP) das potências declaradas pelo fabricante para avaliação da consistência de produção ao longo dos anos, através do gráfico de tendência.
Conclusão
A análise de tendência demonstrou uma distribuição homogênea dos resultados indicando que os processos se mantêm sob controle ao longo do tempo o que sinaliza aos profissionais de saúde e à população brasileira de que a vacina é segura e eficaz.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000