Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT13 - VISA de Produtos - Medicamentos/Drogarias

31780 - CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO DE MEDICAMENTOS NAS FARMÁCIAS DE UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA SECRETARIA REGIONAL V DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE.
RACHEL SINDEAUX PAIVA PINHEIRO - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, MARTA CRISTINA JUCÁ POLICARPO - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, PRISCILA RAQUEL NOGUEIRA VIEIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, MANOEL RIBEIRO DE SALES NETO - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, LORENA BARBOSA DE SOUZA ALMEIDA - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, JULIANA SAMPAIO BATISTA - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, CREMEILDA DANTAS DE ABRANTES LÔBO - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, ALINE DELLANE MAIA FLORÊNCIO LIMA - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, ENEYLÂNDIA RABELO LEMOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, PAULA NATASHA RODRIGUES VALENTIM DE CARVALHO - PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA


A Unidade de Atenção primária à Saúde (UAPS) deve fornecer estrutura física adequada para oferecer um atendimento de atenção básica e integral aos usuários do SUS. Esta unidade funciona como a porta de entrada a comunidade ao sistema de saúde do país, além de contribuir diretamente com as políticas de assistência farmacêutica através do acesso facilitado da população aos medicamentos. Para que as pessoas tenham medicamentos de qualidade é necessário que a farmácia esteja estruturada, de forma a acondicionar os produtos em conformidade ao recomendado pelo fabricante. O objetivo desse trabalho foi avaliar as condições de armazenamento de medicamentos nas farmácias de unidades básicas de saúde da secretaria regional V do município de Fortaleza. Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo documental, na qual foram analisados os roteiros de inspeção baseados na Resolução RDC n° 44 de 17/08/09 preenchidos durante as vistorias nas farmácias das unidades de saúde no ano de 2014 e foram observados apenas os itens que tratam das condições de armazenamento. Foi verificado que os locais que os medicamentos estavam acondicionados não tinham capacidade suficiente para armazenamento de todos os produtos e as condições de ventilação e iluminação eram incompatíveis ao recomendado. Adicionalmente as paredes não possuíam superfícies internas lisas e impermeáveis e não tinham equipamentos para manter os produtos afastados de superfícies. Não foi apresentado controle de temperatura do ambiente e da geladeira dos medicamentos termolábeis e não foi visualizado ambiente segregado e seguro para guarda de produtos impróprios para o uso. Com relação à parte documental, não foi apresentado nenhum dos documentos importantes para o funcionamento da farmácia, como procedimentos operacionais padrão, manual de boas práticas farmacêuticas, licença sanitária e certidão de regularidade técnica emitida pelo conselho regional de farmácia. As condições de armazenamento de medicamentos observadas nas farmácias podem comprometer a qualidade dos produtos dispensados, assim, deverão ser implementadas melhorias na estrutura das farmácias para que os produtos oferecidos à população estejam armazenados de forma correta para que o seu efeito seja preservado. Adicionalmente os documentos importantes para o funcionamento da farmácia devem ser providenciados.

local do evento

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