Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT13 - VISA de Produtos - Medicamentos/Drogarias

32139 - DISPENSAÇÃO E PRESCRIÇÃO DO METILFENIDATO EM UM MUNICÍPIO
MANOEL RIBEIRO DE SALES NETO - UFC, ANTONIO LIUSON MOTA RIBEIRO - AGEFIS FORTALEZA, JULIANA SAMPAIO BATISTA - AGEFIS FORTALEZA, LORENA BARBOSA DE SOUSA ALMEIDA - AGEFIS FORTALEZA, ALINE DELLANE MAIA FLORÊNCIO LIMA - AGEFIS FORTALEZA, ANTONIO CARLOS DE ARAÚJO FRAGA - AGEFIS FORTALEZA, ENEYLÂNDIA RABELO LEMOS - AGEFIS FORTALEZA, MARTA CRISTINA JUCÁ POLICARPO - AGEFIS FORTALEZA, PRISCILA RAQUEL NOGUEIRA VIEIRA - AGEFIS FORTALEZA, RACHEL SINDEAUX PAIVA PINHEIRO - AGEFIS FORTALEZA, CREMEILDA DANTAS DE ABRANTES LOBO - AGEFIS FORTALEZA, ANA PAULA SOARES GONDIM - UFC


É atribuição da Vigilância Sanitária o monitoramento do consumo de medicamentos que podem causar dependência física, psíquica ou outro tipo de risco à saúde. Mostra-se mundialmente preocupante o aumento no consumo do metilfenidato, utilizado principalmente para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. No Brasil, a prescrição e a dispensação desse fármaco são reguladas principalmente pela Portaria n° 344 de 1998 e monitoradas pelo Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. Considerando que remonta à 2011 o último relatório de dispensação do metilfenidato em âmbito nacional, é questionado se a tendência de aumento no consumo desse fármaco se manteve nos últimos anos. Este estudo tem o objetivo de caracterizar a dispensação e a prescrição do metilfenidato nas drogarias privadas de Fortaleza-CE, no período de agosto de 2016 a julho de 2017. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, realizado com dados obtidos a partir dos Relatórios de Histórico de Movimentação de Medicamentos contendo o metilfenidato enviados pelas 226 drogarias privadas do referido município ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. Os dados foram coletados em um formulário e analisados com auxílio do programa Stata SE versão 12.0.Os resultados mostraram que foi dispensado o total de 32.421 unidades físicas em atendimento à 15.927 Notificações de Receita. Verificou-se que a média de dispensações do metilfenidato foi de 2.687 unidades físicas por mês, equivalendo ao aumento de 94,39% em relação ao relatório divulgado em 2011. A apresentação de 10 mg com trinta comprimidos foi a mais comercializada, com 23.889 (73,68%) unidades físicas. Em relação ao ano analisado, constatou-se que a dispensação em unidades físicas foi prevalente no mês de setembro 3.539 (10.92%) e menos prevalente em dezembro 2.064 (6,36%). Em relação às especialidades dos prescritores, destacam-se a neurologia 2.158 (13,5%) e a psiquiatria 1.718 (10,8%). O estudo revelou que permanece ascendente a tendência à dispensação do metilfenidato no município de Fortaleza. No entanto, convém questionar se o uso desse fármaco está sendo feito de forma segura, de acordo com as indicações aprovadas no registro do medicamento, em dosagens adequadas e para os pacientes que realmente necessitam desse tratamento; evidenciando, dessa forma, a necessidade de estudos que abordem essas questões.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000