Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT14 - VISA de Produtos - Medicamentos/Farmácias de Manipulação/Indústrias e Comércio Atacadista de Medicamentos

29636 - AVALIAÇÃO DAS CMES INSTALADAS EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PEDRO ROBERTO ALVES AZEVEDO - SES/SUVISA/RJ, GISELE GARCEZ - SES/SUVISA/RJ


Introdução: Alguns produtos para a saúde podem ser reutilizados, desde que, mantenham sua integridade funcional e o processo ao qual sejam submetidos seja validado e consistente, a fim de oferecer segurança aos usuários e trabalhadores envolvidos. O processamento de Produtos Para Saúde envolve as atividades de limpeza( manual e/ou automatizada), embalagem, desinfecção ou esterilização.
Os produtos para saúde já utilizados podem se transformar em reservatórios ou fontes de microrganismos formando biofilmes, em decorrência de práticas inadequadas de limpeza, desinfecção e esterilização, além da possibilidade da presença de resíduos tóxicos dos agentes esterilizantes usados no processo, podendo assim causar infecção hospitalar em pacientes a eles expostos.
As centrais de materiais e esterilização (CMEs) localizadas dentro das unidades de serviços de saúde e as empresas processadoras, são responsáveis por essas atividades, notoriamente crítica para a eficácia dos procedimentos e segurança dos pacientes usuários desses produtos. O processamento dos produtos para saúde, tem sido motivo de preocupação por parte dos órgãos reguladores, tanto pelos fluxos inadequados dos ambientes nos quais as etapas do processamento são realizadas, além da falta de consistência e reprodutibilidade dos processos de qualificação dos equipamentos e validação dos processos.
Objetivo: Este estudo tem por finalidade analisar estatisticamente a situação das centrais de materiais dos estabelecimentos de saúde e empresas processadoras localizados no Estado do Rio de Janeiro. Metodologia: Compilação dos dados obtidos, através dos resultados obtidos nas inspeções realizadas por técnicos da Superintendência de Vigilância Sanitária durante o ano de 2018 com base no Regulamento Técnico RDC 15/2013. Resultados: Foram inspecionadas 98(noventa e oito) CMEs. Dessas 18,5% se encontravam em condição “satisfatória”, 63% receberam parecer “Em exigência” e as demais foram consideradas “Insatisfatória”(18,5%).
Conclusão: É preciso que haja um programa de monitoramento eficaz com relação a essa atividade.

Classificação temática: 20 – Vigilância Sanitária e Serviços de Saúde – Controle de Infecção/Segurança do paciente

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000