27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT14 - VISA de Produtos - Medicamentos/Farmácias de Manipulação/Indústrias e Comércio Atacadista de Medicamentos |
29640 - RELATÓRIO DE NÃO CONFORMIDADES NAS FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO MARIA JOSÉ RAIMUNDO DRUMMOND - SRSVARGINHASES/MG
Relatório de Não Conformidades (NC) nas Farmácias de Manipulação
Proposição: O Controle de Qualidade do processo de manipulação nas farmácias é realizado com as análises no próprio estabelecimento e em laboratórios contratados, caso necessitem de maior amparo tecnológico. No caso de resultados fora dos parâmetros estabelecidos, é necessária uma avaliação de todas as etapas da manipulação, no que diz respeito aos riscos e as causas de desvios ou erros. Devem ser avaliadas as possíveis causas que levaram a não conformidade para se estabelecer medidas preventivas e corretivas.
Objetivo: Diagnosticar a capacidade de 18 farmácias, localizados na SRSVarginha/MG, inspecionadas no período de 2015 e 2018, de realizar a investigação das causas de não conformidades e aplicar ações preventivas e corretivas.
Justificativa: Durante as inspeções realizadas foi verificado que a rotina da manipulação e atendimento ao cliente são prioridades para os farmacêuticos, fazendo com que não busquem as causas da reprovação nos laudos analíticos, tomando sempre como medida corretiva nova manipulação do produto e definindo o manipulador como a única causa de erro na manipulação dos produtos manipulados.
Metodologia: Avaliar os relatórios das inspeções realizadas no período de 2015 e 2018 para verificar as ações realizadas quanto às NC apresentadas nos laudos de análises insatisfatórios.
Resultados: Foi verificado nos relatórios de inspeção que das 18 farmácias, que em 2015, somente 02 estabelecimentos possuíam procedimento e realizavam a investigação das NCs, 03 possuíam procedimento e não realizavam as ações investigativas e 13 não possuíam procedimento e não realizam a investigação.
Em 2018, 09 farmácias apresentaram procedimento e a investigação das NCs, 07 apresentaram o procedimento, mas não houve registro de NC e 02 possuíam o procedimento e não realizaram a investigação de todos os fatores de riscos.
Conclusão: Foi constatada grande melhoria do conhecimento necessário à realização das ações investigativas das NCs dos produtos manipulados. Os resultados apresentados após inspeção, com abordagem na investigação de não conformidades, foi a de elaboração de procedimento específico para esta atividade, utilização da ferramenta 5S e registros de Relatório de investigação de não conformidade.
Também foi possível constatar a importância da inspeção sanitária na fiscalização e orientação na melhoria da qualidade dos produtos oferecidos à população.
|