Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT14 - VISA de Produtos - Medicamentos/Farmácias de Manipulação/Indústrias e Comércio Atacadista de Medicamentos

29951 - O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS: AÇÕES PARA DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS EM MUNICÍPIOS NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
VIVIANE DURIGON - SES RS, 8ª CRS, TAÍSE FOLETTO SILVEIRA - SES RS, 8ª CRS, RAFAEL NUNES PERUFO - SES RS, 8ª CRS, SHEILA KOCOUREK - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM


A semana do Uso Racional de Medicamentos (URM) foi criada através da Lei 14627/14 para alertar a população quanto aos riscos causados à saúde pelo uso indevido de medicamentos. O uso indiscriminado pode gerar morbidades e, ainda, os medicamentos excedentes podem ser descartados indevida e incorretamente. Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) os medicamentos são considerados resíduos sólidos ou rejeitos e integram os chamados poluentes orgânicos emergentes (POE) ou contaminantes. A 27ª Região de Saúde, localizada no centro do estado do RS e pertencente à 8ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado (8ª CRS), com população adstrita de 206.937 habitantes, realizou ações com vistas a chamar a atenção da população para essa problemática. O Grupo Condutor da Assistência Farmacêutica dos Municípios da 27ª Região de Saúde (GCAF) desenvolveu, na semana do URM de 2017, ações municipais e regionais, alertando sobre os riscos relacionados aos medicamentos e dando ênfase ao descarte correto de medicamentos. Através de parcerias, foram disponibilizados materiais informativos e dispositivos de formação com equipes de saúde, incluindo agentes comunitários e população em geral. Tais ações aconteceram nas Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família, nas residências, na sala de espera e nos grupos temáticos. Os resultados foram no sentido de promover a educação em saúde, mas também houve a coleta de um volume considerável de medicamentos não utilizados pela população que seguiu para correto descarte, muitos deles distribuídos pelo SUS, demonstrando que, possivelmente, é necessário um melhor acompanhamento da adesão dos tratamentos e o combate à cultura da medicalização. Além disso, os medicamentos descartados servem de alerta para a eficiência do investimento público, focado na compra e entrega de medicamentos, assim como no impacto ambiental de seu descarte e na importância da integralidade do cuidado. No total, 10 municípios desenvolveram ações nas Secretarias Municipais de Saúde durante a Semana do URM de 2017, em alguns municípios essa prática entrou na rotina dos agentes comunitários e das farmácias públicas. As ações desenvolvidas até o momento foram importantes para acautelar a população sobre os riscos da automedicação e do descarte correto, minimizando o impacto ambiental. Através do volume de medicamentos coletados, é possível verificar que a maioria das pessoas não sabe destinar corretamente esse tipo de resíduo.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000