Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT14 - VISA de Produtos - Medicamentos/Farmácias de Manipulação/Indústrias e Comércio Atacadista de Medicamentos

31747 - CLASSIFICAÇÃO DAS INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS E FARMOQUÍMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUANTO AO RISCO SANITÁRIO
MARIA CRISTINA BRAILE - SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - SES/RJ, VERÔNICA DE ABREU NOGUEIRA - SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - SES/RJ, MARCELO BRITTO CARVALHO DA SILVA - SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - SES/RJ


Introdução: A inspeção sanitária para verificação das BPF de medicamentos e insumos farmacêuticos é parte da competência do SNVS e é utilizada para o monitoramento da qualidade, segurança e eficácia de tais produtos. A decisão quanto à frequência, duração e escopo das inspeções para verificação das BPF é baseada nos procedimentos POP-O-SNVS-015 e POP.11.04 (SUVISA/SES/RJ), que implementaram a ferramenta de avaliação de riscos sanitários. A complexidade é determinada pelos POP-O-SNVS-014 e POP.11.03 (SUVISA/SES/RJ) - Categorização de não conformidades, classificação de estabelecimentos quanto ao cumprimento das BPF e determinação do risco regulatório. Objetivo: Planejar e definir a frequência das inspeções nas indústrias farmacêuticas e farmoquímicas, pela categorização e agrupamento dos estabelecimentos de acordo com seu grau de risco. Metodologia: A ferramenta de análise de risco utilizada e descrita nos POP-O-SNVS-014 e POP.11.03 (SUVISA/SES/RJ) permite categorizar os estabelecimentos farmacêuticos de acordo com seu índice de risco, que é determinado pela combinação dos riscos intrínseco e regulatório. O risco intrínseco é obtido pela complexidade das instalações, processos e produtos, combinado com a criticidade potencial da escassez de produtos para o SUS; depende da natureza do estabelecimento e dos produtos fabricados. O risco regulatório é baseado na última inspeção sanitária e aponta o nível de cumprimento das BPF. Foram avaliadas empresas fabricantes de medicamentos e insumos do parque do estado do Rio de Janeiro, aplicando as ferramentas de análise de risco e foi obtida a classificação de risco para cada uma delas. O número de deficiências encontradas durante a inspeção sanitária e a classificação de risco dos estabelecimentos são avaliados para a programação da próxima inspeção. Resultado: Foram avaliados 79 fabricantes de medicamentos e/ou insumos no período de abril de 2016 a abril de 2019, quanto ao índice de risco, para determinar a frequência de inspeções. Os resultados foram: Índice de risco A, frequência reduzida de 12 a 36 meses: 35 estabelecimentos (44,30%); Índice de risco B, frequência moderada de 12 a 24 meses: 32 estabelecimentos (40,51%); e Índice de risco C, frequência intensiva ≥ 12 meses: 12 estabelecimentos (15,19%). Conclusão: A metodologia de avaliação de risco permite gerenciar os esforços para inspecionar as empresas de modo mais eficaz, com maior frequência nas empresas que apresentarem mais deficiências de BPF.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000