Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT15 - VISA de Produtos - Saneantes, Cosméticos e Outros

32019 - KITS PARA A DETECÇÃO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA ZIKA- UMA ANÁLISE PÓS COMERCIALIZAÇÃO
JOSÉ ROBERTO NIEMEYER DE CASTRO - INCQS/FIOCRUZ, JORGE LUIZ DOS SANTOS POSSAS - INCQS/FIOCRUZ, DANIELLE CUSTÓDIO DESLANDES DO PASSO - INCQS/FIOCRUZ, MARISA COELHO ADATI - INCQS/FIOCRUZ, ROGÉRIO SOARES DA CUNHA - INCQS/FIOCRUZ, ROBERTO MACHADO DO PASSO - INCQS/FIOCRUZ, LÍVIA VIEIRA TEIXEIRA - INCQS/FIOCRUZ, CAIQUE ASSIS CIRILO - INCQS/FIOCRUZ, HELENA CRISTINA BALTHAZAR GUEDES BORGES - INCQS/FIOCRUZ, ÁLVARO DA SILVA RIBEIRO - INCQS/FIOCRUZ


INTRODUÇÃO- Uma das doenças virais re-emergentes é a Febre Zika, natural da floresta Uganda onde o vírus foi isolado em 1947, pertencente a família Flaviridade e gênero Flavivírus e transmitida pela picada noturna do mosquito Aedes aegypt e A. Albopictus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para o rápido surto do virus Zika (ZIKV). Em fevereiro de 2016, a Dra. Margaret Chan, declarou que o ZIKV como suspeito de estar vinculado ao nascimento de bebês defeituosos, uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (PHEIC), Os sintomas da pelo vírus Zika incluem febre moderada em torno de 38,5º, erupção cutânea, conjuntivite, dores nas articulações e musculares, mal estar, dor retro-orbitária, conjuntivite não purulenta, vertigem, mialgia, distúrbio digestivo, dor de cabeça que dura em torno de 2 a 7 dias. Segundo o FDA/2016, a infecção pelo vírus Zika produz uma viremia de 14 dias, os anticorpos específicos IgM podem estar presentes após 4 dias do início da infecção, similar a Dengue e Chikungunya. O Boletim Epidemiológico nº 2/2017 registrou 214.193 casos prováveis de Febre Zika, no ano de 2016, com 128.266 casos confirmados, enquanto que o Boletim n° 04/2019 registrou 17.593 casos prováveis da infeção, com 3.984 casos confirmados, logo, um decréscimo vertiginoso.
OBJETIVO- Analisar os kits recebidos quanto ao atributo de Sensibilidade e Especificidade, utilizando como critério de aceitabilidade os valores declarados na Instrução de Uso que acompanhava os produtos.
METODOLOGIA- Os kits foram recebidos foram frente a painel contendo amostras verdadeiro positivas e negativas para o vírus da Zika, painel comercial nacional e painel internacional destinado ao desempenho do kit.
RESULTADO: Atualmente, os testes laboratoriais para a detecção da infecção pelo vírus da Zika são: antígeno- RT-PCR e para anticorpos IgM e IgG- ELISA, Imunofluorescência Indireta e Teste Rápido (TR), em amostras de soro ou plasma. De 01/2016 a 12/2018 foram analisados no INCQS 13 kits para a detecção da infecção pelo ZIKV utilizando as metodologias ELISA e Teste Rápido, destes 69% (09 kits) correspondeu as metodologia ELISA e 31,0% (04 kits) aos Testes Rápidos. Dos 15 kits analisados, 69% (09 kits) apresentaram resultados Satisfatórios para Sensibilidade e Especificidade e 31,0% (04 kits) foram Insatisfatórios para Sensibilidade.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000