Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT16 - VISA Pós-Comercialização

29638 - PROGRAMA ESTADUAL DE VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE MEDICAMENTOS – PROVEME-BA: A EXPERIÊNCIA DA DIVISA – BA
ANDERSON SILVA DE OLIVEIRA - DIVISA/BA, KEILA FERNANDA GUERRA SILVA - DIVISA/BA, JERUSA SEIXAS GUIMARÃES REIS - DIVISA/BA


Introdução: O monitoramento dos medicamentos comercializados na Bahia por meio de análises executadas pelo LACEN-BA é uma das formas de avaliar a qualidade dos produtos fornecidos a população. Desta forma, o estado da Bahia desenvolve, desde dezembro de 2017, o Programa Estadual de Verificação da qualidade de Medicamentos – PROVEME-BA. Neste programa são coletadas amostras dos fármacos: Ácido Acetilsalicílico, Aciclovir, Diazepam e Dipirona, na forma farmacêutica comprimido, em centrais de abastecimento e distribuidoras de municípios da região metropolitana de Salvador. Objetivo: Apresentar os resultados do PROVEME-BA desenvolvido nos anos de 2017 e 2018 pela Coordenação de Vigilância, Investigação e Monitoramento – COVIM/DIVISA. Metodologia: Os laudos de análises das amostras de medicamentos coletadas entre dezembro de 2017 e outubro de 2018 e analisadas pelo LACEN-BA foram tabeladas em sistema Excel® para avaliação das informações relativas a conformidade dos ensaios e a caracterização do estabelecimento participante do referido Programa. Resultados: Neste período foram analisadas 42 amostras de medicamentos, perfazendo 12 laboratórios produtores de medicamentos. Com relação aos fármacos analisados: 4 (9,52%) foram de Aciclovir, 10 (23,81%) foram de Ácido Acetilsalicílico, 23 (54,76%) foram de Diazepam e 5 (11,91%) foram de Dipirona. No quesito local de coleta da amostra 17 (40,48%) foram realizadas em centrais de abastecimento farmacêutico públicas, enquanto que 25 (59,52%) foram em estabelecimentos privados. Das amostras analisadas apenas 01 (2,38%) teve resultado insatisfatório devido a embalagem primária está em desacordo com Resolução Anvisa RDC nº 71 de 22/12/2019. Considerações Finais: A execução deste programa contribui, sobremaneira, para o monitoramento da comercialização de medicamentos no estado da Bahia, uma vez que, desta forma, consegue-se verificar a qualidade dos medicamentos analisados, porém existe a necessidade de expansão do referido programa, uma vez que nesta fase só foi possível coletar medicamentos na capital e em sua região metropolitana, além disso, se faz necessário o aumento do elenco de medicamentos analisados e do número de coletas realizadas para que se possa ter um monitoramento mais efetivo do mercado e, por consequência, refletindo na segurança do uso dos medicamentos por parte da população baiana.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000