27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT16 - VISA Pós-Comercialização |
32170 - AVALIAÇÃO DAS NOTIFICAÇÕES DAS QUEIXAS TÉCNICAS RELACIONADAS AOS CATETERES BÁRBARA DO NASCIMENTO MAZZEI - INCQS- FIOCRUZ, ANNA MARIA BARRETO SILVA FUST - INCQS - FIOCRUZ, RENATA DE FREITAS DALAVIA VALE - INCQS - FIOCRUZ, LILIAN DE FIGUEIREDO VENÂNCIO - INCQS - FIOCRUZ, KÁTIA CHRISTINA LEANDRO - INCQS - FIOCRUZ, MICHELE FEITOZA-SILVA - INCQS - FIOCRUZ
Os cateteres são dispositivos de dimensões variadas, que ao serem introduzidos em uma cavidade, vaso, ou canal, extraem ou introduzem fármacos, ou outras substâncias. Também podem ser utilizados para medir, ou registrar valores de pressão, ou outros parâmetros intra-orgânicos. São utilizados em inúmeros procedimentos ambulatoriais e hospitalar de diferentes complexidades. A introdução de um cateter no vaso sanguíneo é uma das primeiras etapas para o cuidado e manutenção da vida de pacientes hospitalizados. É considerado produto crítico por entrar em contato com tecidos, órgãos, vasos sanguíneos e superfícies do paciente. Dessa forma, seus desvios de qualidade influenciam na Segurança do Paciente. Os desvios da qualidade dos produtos para saúde podem ser notificados como queixas técnicas (QTs) no Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (NOTIVISA). O objetivo desse trabalho foi avaliar o perfil das notificações das QTs de cateter no NOTIVISA. Foram utilizados os filtros: período (01/01/2015 a 31/12/2017), nome do produto (cateter, cateteres, cateter e catéteres) e tipo de evento (queixa técnica). Cada notificação foi verificada individualmente, classificada quanto aos motivos das notificações e, posteriormente, quantificadas e analisadas estabelecendo um perfil. Foram encontradas 2713 notificações para 67 tipos de cateter nos anos avaliados. Três tipos de cateter foram os mais notificados: cateter intravenoso, cateter venoso central e cateter umbilical, com 1012, 1005 e 80 notificações respectivamente. Os principais desvios encontrados relacionados a aspecto foram: quebra (1%), ausência de componentes (1,2%), sujidade (1,5%), rachadura (1,7%), ausência de dispositivo de segurança (1,8%), presença de furo (4,7%), agulha sem corte (8%) e embalagem inadequada (4%). Os problemas relacionados anteriormente são passíveis de serem apontados por ensaios de análise de aspecto e rotulagem. Os materiais são responsáveis por 23 a 29% dos custos hospitalares, dependendo da complexidade e organização da instituição. Não conformidades nos materiais podem causar desperdícios, aumento do custo na aquisição bem como danos à integridade física dos pacientes e comprometimento da presteza do atendimento. Tais ensaios podem ser, portanto, uma ferramenta utilizada tanto na etapa de pré-qualificação de fornecedores como no auxílio de tomada de decisões e retroalimentação do Sistema, principalmente na tramitação de registro desses produtos.
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