Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT17 - VISA e Meio Ambiente - Água para Consumo Humano

29240 - PROMOÇÃO DE SAÚDE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO E INCORPORAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENFRENTAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO INADEQUADA DA ÁGUA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CASTAINHO.
LAUDENICE RAMOS DA SILVA - UPE/ GARANHUNS


O cenário da pesquisa será na comunidade quilombola do Castainho, e os atores serão homens e mulheres, como lidam com as dificuldades de escassez do abastecimento da água em suas residências, e realizam suas atividades e quais os reflexos em suas vidas e saúde envolvidos nesse contexto e as Políticas públicas que compreendem abastecimento da água potável e suas implicações na saúde e no modo como é ofertado o recurso. A má gestão do poder público na distribuição da água e seus significados sociais e humanitários. A coleta das informações e realização da pesquisa e intervenção será por meio de uma proposta de educação popular construtivista com métodos ativos e realização de círculos de cultura. Com a construção e o desenvolvimento de uma práxis pedagógica e incorporação de atitudes sustentáveis na busca pela oferta e o acesso à água de forma equitativa promovendo saúde. Numa perspectiva de promoção da saúde que reforce a tendência de diminuição das responsabilidades do Estado, delegando, progressivamente, aos sujeitos, a tarefa de tomarem conta de si mesmos Czeresnia (1999 / 2003). Construindo e apropriando-se de conhecimentos e atitudes que possibilitem a redução ou elimine riscos a saúde e promovam o bem estar no cuidado individual e coletivo. Espera-se contribuir com a comunidade assim como toda a sociedade proporcionando uma compreensão ampliada do fenômeno, para uma implementação e execução de políticas públicas de forma efetiva a realidade dos quilombolas em seus núcleos familiares e em sua comunidade, envolvendo-os na participação e conscientização relacionadas aos seus direitos e das suas reais necessidades, as mudanças de hábitos, que podem ser adquiridas também através de ações de educação em saúde e ambiente, buscando garantir resultados duradouros quanto à melhoria da qualidade de vida, dessa forma, esse estudo busca responder as seguintes questões: Como os quilombolas do Castainho lidam com a distribuição inadequada de água em sua comunidade? Quais as ressonâncias dessa escassez de água nas vidas dos quilombolas do Castainho? Assim buscaremos compreender como a comunidade do Castainho enfrenta as dificuldades de abastecimento da água, para atender suas necessidades de consumo, higiene pessoal, ambiental e subsistência e como isso interfere em sua saúde física, mental e em suas vidas de modo geral.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000