Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT17 - VISA e Meio Ambiente - Água para Consumo Humano

29254 - VIGILÂNCIA DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO EM SANTARÉM, OESTE DO PARÁ, AMAZÔNIA, BRASIL
MARINA SMIDT CELERE MESCHEDE - UFOPA, VALÉRIA BENTES - UFOPA, RAISSA VASCONCELOS - UFOPA


Na região de Santarém, Oeste do Pará, o abastecimento de água para consumo humano é de origem subterrânea, proveniente do volumoso aquífero Alter do Chão. Grande parte da população de Santarém, por volta de 61% dos quase 295 mil habitantes, conta com um sistema de distribuição de água, operado pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), cuja captação alcança os 250 m de profundidade. Os residentes em bairros não atendidos pela COSANPA se valem de poços artesianos mais rasos, cuja captação está entre 15 a 100 m. Santarém é uma cidade de porte médio na Amazônia, em pleno crescimento, e que já apresenta alguns dos efeitos negativos de urbanização desordenada, como a existência de problemas de saneamento que podem afetar negativamente a qualidade da água de consumo humano e a saúde da população. O objetivo desse estudo consistiu em avaliar a qualidade da água de consumo em domicílios na cidade de Santarém e as suas implicações para saúde humana. Para isso 60 amostras de água subterrânea foram coletadas em 30 domicílios de Santarém, sendo 30 amostras coletadas no período seco e 30 coletadas no período chuvoso. O ponto de coleta foi a torneira da cozinha e as amostras foram conservadas sob resfriamento até a análise no laboratório. Os parâmetros obtidos foram comparados com os valores indicados na Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde. Os valores de pH em todas as amostras mostrou-se ácido, variando de 3,6 a 5,9, evidenciando incongruências com o recomendado pela Portaria 2914. As medidas de turbidez, cor e de sólidos totais dissolvidos mostraram-se em concordância com o recomendado pela portaria 2914. Os valores de condutividade, não apresentaram variações significativas entre os períodos de coleta (p<0,05), com valores que variaram de 17 a 562 µS/cm. As análises microbiológicas evidenciaram contaminação por Coliformes Totais e Escherichia Coli em n= 41 amostras (68,3%), sendo que, durante período chuvoso, um número maior de amostras estiveram contaminadas (n=22) quando comparado com o período seco (n=19). As implicações para saúde humana podem incluir irritações gástricas e intestinais devido ao pH ácido da água e a possibilidade de doenças diarreicas agudas devido a contaminação por microrganismos de origem fecal. Sugere-se a necessidade de realização de monitoramento periódico de qualidade da água de consumo e a adoção de práticas de saneamento e abastecimento hídrico compatíveis com o rápido crescimento da cidade.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000