Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT17 - VISA e Meio Ambiente - Água para Consumo Humano

29491 - MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE ABASTECIMENTO DE UM MUNICIPIO DE MÉDIO PORTE DO INTERIOR DA BAHIA EM 2016
WILLIAM VIRIATO SAMPAIO - SESAB - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE DO SUDOESTE - BAHIA, ARACELLY OLIVEIRA ÁVILA - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA, CARLA ALMEIDA SANTOS DA SILVA - SESAB - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE DO SUDOESTE - BAHIA, CRISTINE COUTO DE JESUS - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA, HEURISONGLEY SOUSA TEIXEIRA - UESB- MESTRANDO, JULIANA RAMOS DE VASCONCELOS - SESAB - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE DO SUDOESTE - BAHIA, LUCIANE OLIVEIRA BRITTO - SESAB - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE DO SUDOESTE - BAHIA, RICARDO AUGUSTO DE SOUZA FERREIRA - SESAB - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE DO SUDOESTE - BAHIA, MARCELO PEREIRA DA ROCHA - SESAB - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE DO SUDOESTE - BAHIA


A água é um recurso natural imprescindível para o equilíbrio ecológico, manutenção da saúde do ser humano e garantia de bem estar para as gerações futuras. O SUS é responsável pela vigilância da qualidade da água para consumo humano objetivando a garantia do padrão de potabilidade, conforme determina o Anexo XX da Portaria de Consolidação Nº 05/2017. A partir do monitoramento realizado pela equipe de vigilância em saúde ambiental de um município de um porte médio, foram percebidas discrepâncias entre as exigências da legislação quanto o padrão de potabilidade e os resultados lançados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) pela empresa responsável pelo abastecimento municipal. Diante disso, a equipe de vigilância em Saúde Ambiental Municipal em parceria com a Vigilância da Regional de Saúde iniciou uma pesquisa para avaliar os dados de controle e confrontá-los com os dados de vigilância. A coleta de dados, autorizada pelo NRS Sudoeste, foi realizada em dezembro de 2017, referente ao ano de 2016. Na saída de tratamento, a empresa não cumpriu integralmente o plano de amostragem e não tinha nenhuma análise referente aos dados trimestrais e semestrais, até o momento da pesquisa. No sistema de distribuição, a empresa realizou 80% das análises preconizadas pelo plano de amostragem. A empresa realizou 2.113 análises microbiológicas (coliforme total e E. coli) e identificou 60 amostras insatisfatórias para coliforme total e 11 para E. coli. Já a vigilância realizou 356 análises para estes parâmetros e identificou 67 amostras insatisfatórias para coliforme total e 6 amostras para E. coli. Proporcionalmente houve uma grande discrepância entre os dados da empresa (3% insatisfatório) com os da Vigilância (19% insatisfatório) para os parâmetros coliformes totais. Apesar do parâmetro E.coli não apresentar grandes discrepâncias entre os dados de vigilância quando comparados com os dados de controle, mas a portaria não permite a presença de E. Coli em nenhuma da etapas. Conclui-se que a empresa não atende a legislação. Orienta-se à vigilância municipal a continuidade das ações de fiscalização e monitoramento da empresa com vistas à garantia da oferta de água nos padrões de potabilidade.

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