Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT17 - VISA e Meio Ambiente - Água para Consumo Humano

31845 - QUALIDADE DA ÁGUA DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE NATALRN - UMA AÇÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
OZIAS ALVES DA SILVA - VISA NATAL, EMÍLIA MARGARETH DE MELO SILVA - VISA NATAL, JOÃO MARIA BARBOSA - VISA NATAL, LÚCIA DE FÁTIMA ARAÚJO - VISA NATAL, JOÃO RAFAEL LINS GUIMARÃES - VISA NATAL


A Central Atendimento a Denúncia do Departamento de Vigilância em Saúde, tem recebido, ao longo dos últimos anos, denúncias a respeito da qualidade da água potável para consumo humano em escolas estaduais inseridas no Município de Natal. No atendimento às citadas denúncias, constatou-se que os reservatórios enterrados apresentam problemas estruturais como fissuras, tampas quebradas, invasão de raízes, dentre outros, propiciando sérios riscos sanitários à população escolar. Vale lembrar que a maioria das escolas estaduais foram construídas há muito tempo, sendo, naquela época, utilizados reservatórios enterrados para a reservação de água, e, posterior elevação por recalque ao reservatório superior (caixa de água). Isto aconteceu devido ao abastecimento público ser intermitente, e, não dispor de pressão suficiente para elevar a água distribuída diretamente ao reservatório elevado, situação que ainda se mantém. Soma-se a esta problemática a ausência de manutenção dessas estruturas e limpeza periódica, que levam aos problemas estruturais hoje verificados. Estes problemas possibilitam que a água armazenada se torne insatisfatória, como pode ser comprovada através de alguns laudos laboratoriais. Pode-se ressaltar que água contaminada pode transmitir doenças de veiculação hídrica como diarreia e hepatite. Ainda, cita-se que essas estruturas ultrapassadas podem favorecer a proliferação de vetores, dentre eles o Aedes aegypti, transmissor do dengue, dentre outras doenças. A Vigilância Sanitária de Natal vem trabalhando na solução de questões localizadas, no entanto, entende-se, que o problema alcança a rede estadual de ensino da cidade, o que requer um trabalho de gestão junto às instâncias responsáveis, de modo a resolver esta situação de maneira global. Como estratégia, será realizado pela Vigilância Sanitária de Natal um diagnóstico abrangendo uma amostragem de 25% das escolas estaduais distribuídas nos Distritos Sanitários. Serão realizadas coletas antes e pós reservação para realização de análises físico-químicas e bacteriológicas de água, a fim de verificação da sua potabilidade. Com base no diagnóstico serão solicitadas providências junto ao Órgão de Educação do Estado, utilizando-se dos meios administrativos disponíveis visando sanar os problemas existentes, e, assim, contribuir para a manutenção da saúde escolar.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000