Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT17 - VISA e Meio Ambiente - Água para Consumo Humano

31957 - A IMPORTÂNCIA DA VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE DENUNCIA DE CONSUMO DE ÁGUA CONTAMINADA PELA POPULAÇÃO DE DOM BASÍLIO, BAHIA
PAULA GRAZIELA NEVES CARDOSO KRETTLI - SESAB/DIVISA/NRS-SUDOESTE, IVONE MARIA PIRES MAIA - SESAB/DIVISA/NRS-SUDOESTE, EDSON COSTA GARCIA - SESAB/DIVISA/NRS-SUDOESTE, DÉBORAH EUGÊNIA CHAVES MIRANDA - VSA/VISA DOM BASILIO, ANTÔNIO CARLOS FERREIRA OLIVEIRA - VIEP DOM BASILIO


A vigilância da qualidade da água para consumo Humano é uma ação continua importante adotada pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente. Dentre outras atividades a apuração de denúncias devem ser implementadas pelas equipes locais para um eficiente monitoramento da qualidade da água. A metodologia utilizada para construção deste trabalho foi um Relato de experiência e teve como objetivos apurar denúncia de contaminação de água tratada em Dom Basílio, Bahia, Neste contexto, através da inspeção entre 22/08/2018 e 24/08/2018 realizada no Sistema de abastecimento de água municipal, técnicos das Regionais de Saúde de Brumado, Guanambi e Itapetinga em parceria com a Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica municipal avaliaram as boas práticas operacionais e de controle de qualidade da água, identificaram perigos e riscos associados ao Sistema de Abastecimento de água para consumo humano no município e ainda analisaram dados da qualidade físico química (Cloro residual) e microbiológica (coliformes totais e Escherichia coli) da água consumida correlacionando os resultados com casos de diarreia notificados, entre abril e julho de 2018. Foi utilizado roteiro para inspeção em estação de tratamento de água, dados do Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Verificou-se com a inspeção o não cumprimento do plano de amostragem pela prestadora, 100% das analises microbiológicas do mês de Julho de 2018 coletadas em diferentes pontos da cidade pela vigilância municipal apontaram presença de E. Coli, 90% das amostras apresentaram 0,0 mg/dL de cloro residual e 10% das amostras tiveram resultados de cloro abaixo do valor de referência (0,1mg/dL), A análise dos dados sugeriu forte evidência de correlação entre a presença de E. coli na água e ocorrência de diarreia notificada pelos serviços de saúde do município no período. Como encaminhamento foi feita reunião imediata com a Gerência do Sistema de Abastecimento de água e Secretário Municipal de Saúde para apresentação e entrega de Relatório Técnico, orientação da equipe de Vigilância Sanitária e Ambiental municipal para intensificar ações de monitoramento e vigilância da qualidade da água para consumo humano e cobrança imediata junto à prestadora para resolução dos perigos e riscos encontrados.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000