Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT17 - VISA e Meio Ambiente - Água para Consumo Humano

32140 - MORTALIDADE POR NEOPLASIAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA MACRORREGIÃO DE SAÚDE DO GRANDE OESTE: A PROBLEMÁTICA DA CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA EM SANTA CATARINA
FLORA ALCANTARA NUNES - UFFS, JANE KELLY OLIVEIRA FRIESTINO - UFFS, VANDER MONTEIRO CONCEIÇÃO - UFFS, MAÍRA ROSETTO - UFFS, GILNEI FITLER SOARES - UFFS, MARCELO MORENO - UFFS, ANA CAROLINE GEREMIA - UFFS


O uso de agrotóxicos na agricultura é capaz de causar a contaminação dos recursos hídricos perto das lavouras, mas também em locais distantes a essas, aumentando ainda mais sua área de contaminação. A exposição constante aos agrotóxicos pode causar várias alterações celulares, por isso é associada ao desenvolvimento de neoplasias malignas, como as do Sistema Nervoso Central (SNC). Diante desta problemática, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentou em 2019 um parecer técnico com a análise química da água para o abastecimento público de 90 municípios catarinenses, constatando a presença de agrotóxicos em 22 cidades, dessas, sendo 01 pertencente à Macrorregião Região de Saúde do Grande Oeste (Coronel Freitas), com presença de 02 dos componentes proibidos desde 2004. Com isso, objetiva-se conhecer a distribuição e o perfil dos óbitos por câncer do SNC em crianças e adolescentes, na referida Macrorregião. Trata-se de um estudo ecológico sobre o impacto do uso de agrotóxico na mortalidade por SNC nos municípios da Macrorregião de Saúde do Grande Oeste de Santa Catarina, no período de 2006 a 2016. Foram utilizados os óbitos por residência extraídos do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM/DATASUS), classificados por: categorias C70 a C72 da CID-10, faixa etária, causa básica do óbito e população residente. Foram calculados os coeficientes médios de mortalidade por causa específica oriundos dos municípios da Macrorregião de Saúde, sendo identificados 33 óbitos por neoplasias do SNC no período, correspondente ao coeficiente médio de mortalidade por neoplasias do SNC em menores de 19 anos, de 315,69 óbitos por 1 milhão/hab. De acordo com a faixa etária, foram encontrados os maiores coeficientes médios de mortalidade em: menores de 1 ano no município de Romelândia (17,24, por 1 milhão/hab.); entre 1 a 4 anos em Riqueza (19,12 por 1 milhão/hab.); 5 e 9 anos em Sul Brasil (33,20, por 1 milhão/hab.); 10 a 14 anos em Águas de Chapecó (14,92 por 1 milhão/hab.); e, 15 a 19 anos em em Irati (44,70 por 1 milhão/hab.). A análise de saúde a partir das Macrorregiões de Saúde aponta para o reconhecimento das características próprias dos territórios, tornando-se importante o monitoramento dos óbitos causados por neoplasias do SNC em crianças e adolescentes, como também apontando a necessidade em se intensificar a vigilância da qualidade da água na Macrorregião.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000