Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT17 - VISA e Meio Ambiente - Água para Consumo Humano

32373 - QUALIDADE DA ÁGUA DE CONSUMO HUMANO: MONITORAMENTO DOS MUNICÍPIOS DE UMA REGIONAL DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
SILVANA PORTELLA LOPES CRUZ - SESAB, CYNTHIA KARINE SOARES DA CONCEIÇÃO - SESAB, JESSICA RODRIGUES DA SILVA - SESAB


O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA) desenvolve ações de vigilância objetivando a garantia de acesso à água de qualidade compatível com o padrão de potabilidade respaldado pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 05 de dezembro de 2017. Através do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – SISAGUA são realizadas atividades mensais de vigilância pelas equipes municipais por meio da coleta, lançamento dos resultados, análise dos laudos e ações de intervenção que se fizerem necessária aos valores anômalos. Tratou-se de um estudo descritivo com uso dados secundários obtidos através do SISÁGUA no ano de 2018. As variáveis analisadas foram os parâmetros de coliformes totais, Escherichia coli, cloro residual livre e turbidez. Levou-se em consideração para este estudo os onze municípios de abrangência da Regional de saúde de Caetité, totalizando 1.163 amostras lançadas no sistema, destas 174 apresentaram valores acima dos padrões para coliformes totais, 57 com valores não permitidos para E. coli, 5 amostras com resultados superiores para cloro residual livre e 55 apresentaram turbidez elevada. Das intervenções realizadas pelos municípios prevaleceram ações educativas para a população e a distribuição de hipoclorito de sódio. Diante do grande numero de amostras fora dos padrões de potabilidade pode-se inferir a contaminação de amostras no momento da coleta visto que não foi relatado pela vigilância epidemiológica municipal aumento do número de casos de diarréia notificados bem como outras doenças de veiculação hídrica. Outro fator que pode contribuir com estes resultados fora dos padrões é o fato de coleta de água bruta provenientes de poços artesianos que servem como fonte alternativa de abastecimento de água. Em suma, os resultados analisados apontam a necessidade de discussão sobre a vigilância da água para consumo humano para propostas de alternativas viáveis ao adequado tratamento dessas águas, bem como, a realização de avaliação dos riscos que a ingestão significa à saúde humana.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000