Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT18 - VISA e Meio Ambiente - Áreas Contaminadas

29712 - VAZAMENTO DE SUBSTÂNCIAS NA MINERADORA VANÁDIO DE MARACÁS S/A: ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE
MARA WANDÉRLIA VASCONCELOS SANTOS - SESAB, ADRIANA GALDINO BATISTA PEREIRA - SESAB, JOCÉLIA MATOS SANTOS - SESAB, YNDIARA NOVAES SANTOS OLIVEIRA - SESAB, GILMARA ARAÚJO CHAVES - SESAB


A Mineradora Vanádio de Maracás S/A tem como propósito a extração de Pentóxido de Vanádio, iniciada em 2014. Os produtos utilizados nesse processo são carbonato de sódio sulfúrico, sulfato de amônia, óleo BPF para a queima do forno e óleo diesel para abastecimento dos compressores. Em meados de 2015 houve divulgação da notícia de vazamento na mineradora em toda mídia local e regional. Assim, o objetivo deste relato é descrever a investigação sobre a suspeita de vazamento em bacia de rejeito proveniente da Mineradora Vanádio. Participaram das ações os técnicos da Vigilância Sanitária (VISA), Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) e Vigilância em saúde do Trabalhador (Visat) do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sul/Jequié. Para tanto, seguiram-se: 1) coleta de dados com a comunidade residente em Porto Alegre, localidade próxima à mineradora e com os trabalhadores empresa; 2) contato com os técnicos do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) para viabilização das coletas de amostras; 3) inspeção no local do provável vazamento e nas bacias de rejeitos; 4) reunião ampliada com os técnicos, representantes da mineradora, associação de pescadores, moradores do povoado, imprensa, Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) e representantes políticos. Foi identificado a quebra de uma bandeja com consequente vazamento do material que estava dentro das tubulações, equivalente à cerca de 30m³. Ocorreram dois vazamentos, em dias alternados e mesmo existindo uma barreira mecânica, o material contendo sódio, sílica, ferro e vanádio chegou até o córrego João, afluente do Rio Jacaré que desagua no Rio de Contas, no qual há pontos de captação para abastecimento de água em vários municípios. Observaram-se cinco bacias de rejeitos da empresa; uma com a vida útil finalizada, duas em construção e duas que estavam sendo ativamente utilizadas. A reunião ampliada foi um momento de relevância para garantir o caráter horizontal das discussões; foram apresentadas as ações desenvolvidas e propostas atividades para amenizar o impacto do acidente. Para evitar outros vazamentos, a mineradora construiu uma barreira de contenção. As principais dificuldades durante a investigação foi a articulação com o órgão ambiental que não conseguiu cumprir com o envio oportuno das amostras que lhe cabiam. Conclui-se que a integração entre as vigilâncias foi fundamental para os desfechos dessa experiência e reforçou a necessidade da fiscalização contínua e complementar com os demais órgãos.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000