27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT19 - VISA e Serviços de Saúde - Controle de Infecção/Segurança do Paciente |
29370 - O PAPEL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTADUAL NA SEGURANÇA DO PACIENTE NA GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE LEOPOLDINA MARIA LUIZA DA SILVA DE SOUZA - SES/MG, PAULA GOUVÊA FRANCO - SES/MG, ALINE CORRÊA REIS - FUPAC
A segurança nos serviços de saúde deve ser acompanhada e fiscalizada pela Vigilância Sanitária (VISA) no cumprimento dos regulamentos sanitários vigentes.
A segurança do paciente está relacionada à qualidade na assistência livre de danos, norteada por eficácia, eficiência e conhecimento científico. Apesar da importância do tema, pode ser esquecida no aperfeiçoamento profissional, e consequentemente na execução das tarefas e no cuidado em saúde.
Nesta perspectiva, fundamenta-se o relato da experiência para efetivação dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e implantação dos Planos de Segurança do Paciente (PSP) nos serviços de saúde e de Atenção Primária em Saúde (APS) nos 15 municípios sob jurisdição da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina.
As ações envolveram a equipe técnica da VISA/GRS Leopoldina com a criação de um grupo de educação permanente on line (Whatsapp), um Workshop presencial e visitas da VISA/GRS nos municípios. No grupo são realizadas discussões a respeito da realidade cotidiana nos serviços, fazendo parte os fiscais da VISA estadual e municipal, os enfermeiros do NSP, profissionais dos demais serviços de saúde dos municípios e profissionais da APS.
O Workshop aconteceu em dois dias em junho de 2018 com a presença de 81 participantes entre enfermeiros e farmacêuticos dos hospitais, coordenadores de Unidades Básicas de Saúde, técnicos de serviços de radiodiagnóstico, endoscopia, pronto socorro, fiscais da VISA municipal e profissionais da APS. Foram debatidos temas pertinentes à segurança do paciente com relação à implantação do NSP nos serviços e a elaboração do PSP, além de esclarecer o papel da VISA municipal no desenvolvimento das ações nos serviços descentralizados junto aos municípios.
O grupo de Whatsapp possibilitou a capacitação de forma permanente e contínua com troca de experiência e fortalecimento do vínculo entre profissionais dos serviços de saúde e VISA.
Um hospital já possuía NSP/PSP implantados e atuantes, com o apoio da VISA/GRS, foram agendadas visitas técnicas a este hospital no intuito de fomentar os demais serviços a implantarem seus NSP e PSP.
Com relação à Atenção Primária, na maioria dos municípios, sob orientação da VISA municipal e da GRS, iniciou-se o processo de construção do PSP e implantação do NSP.
Verifica-se que o projeto fomentou o cadastro dos NSP na ANVISA, bem como as notificações de eventos adversos no NOTIVISA, tendo hoje todos os hospitais cadastrados e vários serviços de saúde.
|