Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT19 - VISA e Serviços de Saúde - Controle de Infecção/Segurança do Paciente

29406 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA E A IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM CLÍNICA OFTALMOLÓGICA
ROZIMARE RIBEIRO SALES - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO RECIFE- PE, SHEILA JANAÍNA OLIVEIRA ARAÚJO LIMA - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO RECIFE- PE, LAÍS AMORIM QUEIROGA CARNEIRO CUNHA - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PE, DANIELE FEITOSA ARAGÃO - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO RECIFE- PE, LÚCIA DE FÁTIMA MODESTO - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO RECIFE- PE


A Vigilância Sanitária (VISA) é responsável por desenvolver ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse à saúde, considerados estabelecimentos de risco sanitário, sendo necessário o cumprimento das legislações vigentes. Destaca-se a princípio, a “Segurança do Paciente”, onde os erros cometidos na assistência podem ocasionar danos, agravos à saúde e até óbito, podendo ser prevenido ou mitigado com a efetivação dos protocolos da RDC 36/2013-ANVISA. Inicialmente o olhar foi direcionado para os ambientes hospitalares, porém o risco à segurança do paciente também está presente nos diversos serviços de saúde, à exemplo clínicas oftalmológicas. Neste relato de experiência o objetivo foi descrever a atuação da equipe multiprofissional do setor de Serviços de Saúde e Medicamentos da VISA Recife-PE em uma clínica oftalmológica que realiza procedimentos cirúrgicos de catarata por facoemulsificação, entre outros. No dia 12 de dezembro de 2018 a VISA foi comunicada da ocorrência de 13 pacientes com infecção de sítio cirúrgico, sendo realizada inspeção, análise documental e reunião com o responsável técnico para proceder aos questionamentos sobre as circunstâncias do evento adverso. De dezembro a março de 2019 foi elaborado um fluxo de atividades contendo verificação da estrutura física, processos de trabalhos, condições higiênico- sanitárias dos ambientes, produtos para saúde e correlatos, além de gestão de tecnologias, processamento de instrumentais e medidas de controle de infecção relacionadas à saúde e segurança do paciente. Assim foi possível identificar falhas no processo de trabalho e inconformidades sanitárias responsáveis pelo evento adverso, sendo crucial rever os requisitos de boas práticas de funcionamento e cirurgia segura. A partir deste momento, a VISA implantou em seu processo de trabalho a sistematização das ações de forma estratégica no enfrentamento de eventos adversos, implementando ferramentas de inspeção e análise dos indicadores de eventos adversos, a fim de prevenir e reduzir os riscos que usuários/pacientes estão expostos nestes serviços de saúde.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000