Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT19 - VISA e Serviços de Saúde - Controle de Infecção/Segurança do Paciente

29430 - INVESTIGAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE INFECÇÃO NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA DO SESC SANTO AMARO-SP: UMA ESTRATÉGIA PARA MELHORIA DA SEGURANÇA DO PACIENTE
LUIZ VICENTE SOUZA MARTINO - SESC, NORMA TAMI MARUYAMA TCHALIAN - SESC


Em 25/07/2013, o Ministério da Saúde publicou a RDC Nº 36 com objetivo de instituir ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, estimulando a melhoria da qualidade. O documento prevê a criação do Núcleo de Segurança do Paciente e Plano de Segurança do Paciente, estabelecendo estratégias para gestão de risco. Dentre elas, a prevenção e controle de eventos adversos em serviços de saúde, incluindo infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) é de suma importância no cotidiano dos serviços de saúde.
Na busca pela melhoria da qualidade na prestação de seus serviços, a clínica odontológica do Sesc Santo Amaro-SP, situada ao sul da cidade de São Paulo com capacidade para atendimento de 1.200 consultas/mês, implementou sistema de investigação de ocorrência de infecções presentes em pós-operatórios de suas cirurgias. Esse trabalho pretende demonstrar o panorama da ocorrência de infecção pós-cirúrgica nesse serviço, de novembro de 2017 a abril de 2019, utilizando informações de formulários de checklist preenchidos em consultas de pós-operatórios cirúrgicos.
No período observado, 456 cirurgias foram realizadas e 367 formulários de checklist foram preenchidos (80,48% de adesão ao preenchimento desse formulário). Ocorreu relato de infecção em somente 6 deles, distribuídos em 6 meses diferentes, resultando numa taxa de infecção de 1,67% no total dos meses monitorados. Em cada um dos casos houve uma investigação junto aos profissionais que realizaram o ato cirúrgico e pós-operatório para apuração das causas da ocorrência das infecções, concluindo-se que as mesmas não foram causadas por possíveis falhas no serviço.
A qualidade na prestação de serviços de saúde ligada à questão de IRAS constitui-se tema estratégico para os serviços. Nesse sentido, os processos de trabalho permanecem como fonte de informação para possíveis formas de controle de infecção, visando à segurança do paciente. Apesar das dificuldades de monitoramento desses processos, é fundamental que haja suporte estrutural e condições adequadas aos profissionais durante a assistência prestada para que resultados aceitáveis em relação aos níveis de infecção sejam alcançados.
A taxa de infecção apurada na clínica odontológica do Sesc Santo Amaro-SP aponta para processos de cuidado e procedimentos de biossegurança adequados que potencializam a produção de resultados condizentes com boas práticas preconizadas na assistência ao paciente, mediante as condições de investigação no período avaliado.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000