27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT19 - VISA e Serviços de Saúde - Controle de Infecção/Segurança do Paciente |
30715 - ESTRATÉGIAS SANITÁRIAS PARA A IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NO ESTADO DO TOCANTINS. CRISTINA APARECIDA DE FREITAS - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA- SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO TOCANTINS., ROSA VIRGÍNIA CARNEIRO DUARTE - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA- SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO TOCANTINS.
INTRODUÇÃO O Brasil é um dos países que compõem a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente. O principal propósito dessa aliança é instituir medidas que aumentem à qualidade dos serviços de saúde a segurança do paciente. Um conjunto de ações de controle sanitário e regulamentação são imprescindíveis para identificar precocemente a ocorrência de eventos, reduzir o dano e evitar riscos futuros. Em 2016 a Superintendência de Vigilância Promoção e Proteção da Saúde através da Diretoria de Vigilância Sanitária - DVISA/TO, implanta o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente – NESP/TO.
OBJETIVO Implantar os Núcleos de Segurança do Paciente – NSP contemplados no Plano Estadual de Segurança do Paciente – PESP/TO.
MÉTODOS Estudos descritivo, aplicação de um roteiro de inspeção em Segurança do Paciente na visita de inspeção nas Unidades de Saúde do Estado TO e realização do Seminário Estadual. Foram prestadas assessorias levando em consideração a legislação RDC 36 de 2013, no período de 2016 a 2018.
RESULTADO/DISCUSSÃO Em junho de 2016 implantou-se o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente – NESP/TO, para colaborar na implantação e ou implementação dos processos de trabalho nas Unidades de Saúde. A partir dai foi elaborado um Roteiro para a equipe de inspetores da DVISA/TO aplicar durante a execução do trabalho, com a finalidade de orientar e ou assessorar as Unidades. Os itens que são averiguados estão à correta implantação do Núcleo de Segurança do Paciente – NSP, elaboração o Plano de Segurança do Paciente - PSP e dos Protocolos por eles definidos. Em Dezembro de 2018 realizamos o I SEMINÁRIO ESTADUAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE, no intuito de sensibilizar os gestores da necessidade do desenvolvimento, conhecimento e mobilização social, o que nos possibilitou um aumento na implantação dos núcleos de 28,7%, sendo 5% em 2016 e 33,7% até 2018, demonstrando que a aplicação do roteiro foi uma ferramenta importante para melhoria na qualidade dos mesmos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo demonstrou que aplicação do Roteiro de Inspeção voltado para a Segurança do Paciente, e o Seminário sensibilizou os serviços na criação e implantação dos NSP´s levando a uma melhoria na qualidade dos serviços.
|