Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT19 - VISA e Serviços de Saúde - Controle de Infecção/Segurança do Paciente

31791 - MONITORAMENTO DAS AÇÕES DOS NÚCLEOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NOS HOSPITAIS DA 4ª REGIONAL DE SAÚDE/SESA-PR
EMANUELI MAZUR IANÓSKI NEULS - SESA-PR


Em 2017, o inicio das inspeções utilizando a Resolução Estadual nº165/2016 e a Nota Técnica SESA/PR 09/2017, exigindo o cumprimento dos itens imprescindíveis para liberação da licença sanitária, trouxe à tona um cenário preocupante sobre segurança do paciente nos hospitais da 4ª RS. As instituições não possuíam núcleos constituídos e protocolos elaborados, não tinham acesso ao NOTIVISA, não havia “entendimento” das equipes quanto ao tema segurança do paciente.Foi então que as instituições se preocuparam em buscar conhecimento sobre o assunto. Estudos epidemiológicos em países desenvolvidos estimam a ocorrência de EA em 4 a 16% de pacientes hospitalizados, o que sensibilizou sistemas de saúde de todo o mundo para melhorar a segurança do paciente. No entanto, as ações tomaram impulso no Brasil, mediante a publicação da Portaria nº. 529 de 01 de abril de 2013, quando o Ministério da Saúde (MS) do Brasil instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). O objetivo do PNSP é contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde, previstos no escopo do PNSP.Considerando que no processo de atendimento à saúde o risco de o paciente sofrer danos é maior quando os processos institucionais não são planejados ou são planejados de forma inadequada, ações de monitoramento se justificam por ser de suma importância o desvelamento e a divulgação de informações que contribuam para a prevenção de danos ao paciente, principalmente no que se refere ao processo de implantação de estratégias voltadas à segurança. Diante do exposto, iniciou-se em 2018 inspeções bimestrais nos hospitais de elenco da 4ª regional, que são quatro hospitais filantrópicos de pequeno porte, com até 56 leitos, realizando visitas programadas para elencar as dificuldades, orientar na elaboração e implantação de protocolos; orientações quanto às notificações e investigações; capacitações para os colaboradores sobre a importância do envolvimento de todos os setores na busca de segurança e melhoria na qualidade da assistência ao paciente.Em 2019, formou-se a comissão regional de segurança do paciente (CRESP). Com isso percebeu-se que, o número de notificações no NOTIVISA aumentou , o que gerou aumento de investigações e consequentemente a realização de ações como medidas de prevenção para incidentes nas instituições acompanhadas, além de implantação de estratégias para reduzir os riscos desnecessários decorrentes da assistência à saúde.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000