27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT19 - VISA e Serviços de Saúde - Controle de Infecção/Segurança do Paciente |
32094 - PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DE COMUNICAÇÃO EFETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA GINCANA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM BRUNA FERREIRA CÍCERO LIMA - FCMMG, ADRIANA CÂNDIDO BRANDÃO - FCMMG, AMANDA CAROLINA NOGUEIRA AMORIM - FCMMG, BEATRIZ GOULART DE ASSIS - FCMMG, DÉBORA THAÍS FERREIRA RIBEIRO - FCMMG, FERNANDA LUÍZA BRITO DE SOUZA - FCMMG, LAURA MARTINS HIPÓLITO FORTUNATO - FCMMG, MARÍLIA DO AMPARO MARCELINO ANTÔNIO - FCMMG, TÂNIA CORREA OLIVEIRA - FCMMG, SHIRLEY PEREIRA DE ALMEIDA - FCMMG
Um dos pilares da segurança do paciente é a comunicação efetiva. Esta deve ser realizada de forma a criar barreiras contra o erro, tendo papel interdisciplinar para o desenvolvimento de uma equipe harmoniosa livre de eventos adversos de causa evitáveis. Um procedimento operacional padrão (POP) pode ser um instrumento auxiliar na comunicação efetiva, objetivando-se uma cultura de segurança. Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem sobre a criação de um POP de comunicação efetiva. Trata-se de um relato de experiência de um grupo de acadêmicos de enfermagem que se constitui como uma das equipes durante a realização de uma gincana acadêmica sobre o tema “Segurança do Paciente”, organizada por docentes de uma faculdade privada. A cada equipe de alunos ficou designada uma tarefa, que se relacionava a um dos componentes da segurança do paciente. A experiência relatada refere-se a uma equipe que teve como tarefa o item “Comunicação efetiva”, sendo elaborado um plano de ação, com metodologia 5W2H, após identificação do problema da comunicação efetiva em uma das unidades de saúde pertencentes à instituição organizacional que gere a faculdade. Foi estudada a temática, observado a rotina da unidade de internação do campo escolhido, sendo este o hospital universitário, localizado em Belo Horizonte. Após identificação do problema foi proposta a intervenção que se constitui na elaboração de um POP de comunicação efetiva. O plano de ação foi apresentado para os docentes da faculdade, bem como para representantes da diretoria, setor da qualidade e núcleo de segurança do paciente. O desenvolvimento da ação possibilitou aos acadêmicos refletirem sobre o processo de comunicação efetiva e sua importância para a segurança do paciente, bem como entender o papel do enfermeiro como agente transformador nesse processo. Além disso, na devolutiva para a diretoria sobre a intervenção, observou-se a congruência entre as ações em que o núcleo de segurança do hospital estava organizando e a proposta pela equipe de acadêmicos, bem como baseou o protocolo de comunicação efetiva do hospital no POP criado pelos acadêmicos. Houve o convite por parte da diretoria para treinamento da equipe interdisciplinar após a finalização do POP. Observou-se como a comunicação pode afetar o ambiente de trabalho. Entende-se que é fundamental a implementação da cultura de segurança e o POP pode fortalecer essa cultura e um cuidado seguro, além de respaldar os profissionais legalmente.
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