Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT19 - VISA e Serviços de Saúde - Controle de Infecção/Segurança do Paciente

32100 - PERFIL DE INFECÇÃO EM SÍTIO CIRÚRGICO DE UM HOSPITAL PÚBLICO
TATIANA SILVA SANTOS FIGUEIREDO - NÚCLEO REGIONAL DE SAÚDE SUL, MYRIA RIBEIRO DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ


A Infecção Hospitalar (IH) constitui um grande problema de Saúde Pública no mundo em decorrência do alto índice de morbimortalidade. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é responsável em conhecer a situação das IH, analisar os dados e instituir medidas preventivas e de controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) visando uma assistência mais segura. A partir da vivência na atuação da CCIH, valida-se a necessidade do enfermeiro como membro executor, pois este é um profissional que une saberes epidemiológicos, clínicos, terapêuticos e preventivos, que ao desempenhar seu processo de trabalho aplica estas competências técnico-científicas no planejamento, execução das ações de controle de infecção hospitalar, na adequação e supervisão de normas e rotinas técnico- operacionais e sanitárias. Este estudo objetiva descrever a situação da Infecção em Sítio Cirúrgico (ISC) em pacientes submetidos à cirurgia geral em um hospital público. O estudo foi composto de uma população de 8.384 pacientes /dia internados no ano de 2014 em um hospital público de grande porte. Utilizou-se como fonte secundária de dados: prontuários e fichas de Vigilância Epidemiológica da CCIH. Foram realizados 1108 procedimentos cirúrgicos e 53 (4,78 %) dos indivíduos que desenvolveram ISC 24, 53% necessitaram de reinternações e 66,03% sofreram reabordagens cirúrgicas. As ISC foram predominantes no sexo masculino 64,15% e 57,3% foram de cirurgias potencialmente contaminadas. O índice de ISC identificado nesse estudo foi 4,78% estando dentro do preconizado. Através da descrição dos dados apontados nesse estudo foi possível traçar um panorama que subsidiou a elaboração de estratégias e mudanças nas práticas, tanto assistências como administrativas. A descrição de dificuldades e potencialidades é uma ferramenta relevante para o planejamento e gestão. A identificação dos erros é um dos artifícios metodológicos para construção de respostas, essas respostas são o segredo para superar desafios.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000