27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT19 - VISA e Serviços de Saúde - Controle de Infecção/Segurança do Paciente |
32159 - PADRONIZAÇÃO DOS CARRINHOS DE EMERGÊNCIA E MALETA DE TRANSPORTE NAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DE BELO HORIZONTE: UNIFICAÇÃO DE PROCESSO E SEGURANÇA DO PACIENTE. SARITA DE SÁ REIS - UPA VENDA NOVA, MARCELA CRISTINA MORAIS DE SOUZA BIANCO - UPA NORDESTE, TATIANA CRISTINA SILVA FERREIRA - UPA LESTE, PAULO HENRIQUE FRANCO LOPES - UPA BARREIRO, JONATHAN ALIS MARGARIDA - UPA PAMPULHA, FERNANDA ALMEIDA MARQUES - UPA OESTE, CARLA VALÉRIA MOREIRA COSTA - UPA NORTE, THIAGO RABELO ANDRADE - FARMÁCIA REGIONAL VENDA NOVA, ÉRICA CRISTINA DINIZ DIAS - FARMÁCIA REGIONAL NORTE
O carro de emergência e a maleta de transporte são estruturas móveis que contém materiais, medicamentos e equipamentos médico-hospitalares necessários para o atendimento do paciente em situações de urgências ou emergências médicas. No caso da maleta, é utilizada para transporte de paciente em condição clínica instável.
As unidades de pronto atendimento fazem parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária.
As UPAS de Belo Horizonte estão sob coordenação da Gerência de Urgência, gerência esta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.
Nas reuniões mensais do grupo de trabalho de Assistência Farmacêutica das UPAS, diante de discussões dos problemas existentes, percebeu – se que não havia uma padronização dos carrinhos de emergência e maleta de transporte.
Fez–se, então, um diagnóstico desta situação e percebeu - se:1) Havia upa com apenas um carrinho, tanto para uso adulto quanto pediátrico.2) Havia upa com maleta única de transporte, tanto para uso adulto quanto pediátrico3) Havia upa que possuia maleta de transporte adulto e maleta transporte infantil.4) Havia itens não padronizados no catálogo insumos da prefeitura, relacionados como material do carrinho.5) Medicamentos em excesso 6)
Muitos profissionais trabalham em mais de uma UPA, e esta não padronização gera confusão de processos de trabalho.
A padronização, organização e disponibilidade do carrinho são recomendadas pela Política Nacional de Atenção às Urgências, pelos protocolos da American Heart Association e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela acreditação hospitalar e pelos manuais de Segurança do Paciente.
Como proposta, para enfrentar este problema, sugeriu – se padronizar os carrinhos de emergência e maleta de transporte das UPA.
Para chegar a um padrão, este grupo de farmacêuticos fez uma análise do funcionamento dos carros de emergência e maleta transporte através de um comparativo entre as unidades.
Após esta avaliação e das discrepância observadas, foi proposto uma padronização dos carrinhos de emergência adulto, infantil e de maleta de transporte única. O objetivo deste trabalho foi que esta padronização permita uma assistência segura, eficiente e de qualidade aos pacientes atendidos.
Este trabalho concluiu com êxito o objetivo principal: padronizar igualmente os carrinhos de emergência e a maleta de transporte das UPAS de Belo Horizonte.
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