27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT19 - VISA e Serviços de Saúde - Controle de Infecção/Segurança do Paciente |
32238 - A ENFERMAGEM E AS BOAS PRÁTICAS EM IMUNIZAÇÃO NO ENFRENTAMENTO DAS FAKE NEWS: RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA PAULA FERNANDES DE SOUZA - CMMG, MYLLENE APARECIDA LEITE DE SOUZA - CMMG, ISABELLE DE SOUZA JANUÁRIA - CMMG, SHIRLEY PEREIRA DE ALMEIDA - CMMG, ISABELLA CRISTINA SANTIAGO - CMMG
Introdução: Movimentos antivacina vem crescendo no mundo e no Brasil influenciado por informações incorretas e Fake News (FN), contribuindo para baixas coberturas vacinais (CV) e ressurgimento de doenças imunopreveníveis. Divulgação científica ampla e acessível e ações educativas em saúde podem contribuir para conscientizar sobre a importância da imunização e combater a desinformação. Os profissionais de enfermagem e as boas práticas em imunização podem contribuir com a desmistificação de FN e o alcance de metas de CV.
Objetivo: Relatar experiência de acadêmicas de enfermagem durante a prática clínica realizada em um Centro de Saúde (CS) e a reflexão quanto as boas práticas em sala de vacina presentes no processo de trabalho que contribuem para o enfrentamento da desinformação e das FN.
Método: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado em um CS, no Sudeste do Brasil, nos meses de Abril e Maio/2019.
Descrição da execução: Durante a prática clínica em SV, os acadêmicos acompanharam a organização da SV, triagem, orientações, administração de vacinas. Por ser um setor porta aberta, uso universal para todas as idades, a SV deve estar organizada e preparada para atender a população em suas demandas por vacinas, disponíveis de acordo com o calendário vacinal do PNI- SUS. Visando um atendimento com segurança são adotados procedimentos adequados antes, durante e após a administração dos imunobiológicos. No momento em que os usuários são acolhidos pelo profissional é verificada a caderneta de vacinação e a situação vacinal para aplicação dos imunobiológicos de acordo com a necessidade. Observou-se que os usuários, muitas vezes, chegam à SV com dúvidas e informações incorretas sobre vacinas, como: interação e eficácia das vacinas, eventos adversos sem comprovação científica, esquema inadequado. Esse é um momento oportuno onde são esclarecidas dúvidas e orientações são prestadas quanto as vacinas a serem administradas, contra quais doenças, esquema recomendado, eficácia das vacinas, possíveis eventos adversos e condutas frente a eles.
Análise crítica dos resultados: A experiência possibilitou ao acadêmico compreender o papel do enfermeiro e equipe enfermagem, no contexto das boas práticas de imunização, que requer competências e habilidades no manejo e administração de vacinas, além de acolher dúvidas e esclarecer adequadamente, visando enfrentar as FN e contribuir com alcance das metas de CV.
|