27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT19 - VISA e Serviços de Saúde - Controle de Infecção/Segurança do Paciente |
32334 - REFLEXÃO ACERCA DA INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA NO CONTROLE DAS IRAS JÉSSICA VIANA ANDRADE MACIEL - ESP/RS, MÁRCIA GOMES DE OLIVEIRA - CEVS/RS, RICHARD MIRANDA PONTES - DGVS/PORTO ALEGRE
O presente resumo refere-se a parte de trabalho de conclusão de residência em vigilância em saúde, sendo esta a discussão teórica acerca da pesquisa a ser posteriormente realizada. Este trabalho possui como tema central o controle de infecções, trazendo a hipótese de a arquitetura possuir alguma influencia no controle das Infecções Relacionas à Assistência à Saúde (IRAS) por meio da realização correta dos protocolos pelos profissionais de saúde.
As IRAS são tema de estudo e preocupação desde a origem das instituições hospitalares, e a descoberta da influencia do meio ambiente em seu controle é marcada pela revolução nos ambientes hospitalares realizada pela enfermeira Florence Nightingale. Outro marco histórico, no que diz respeito ao tratamento dessas infecções, foi a descoberta dos antibióticos, no entanto estes tem sido usados de forma indiscriminada, o que ocasionou o surgimento de cepas bacterianas multirresistentes.
Atualmente vivemos as consequências do uso indiscriminado dos antibióticos, que levou ao surgimento dos organismos multirresistentes, os quais não podem ser tratados com os antibióticos já conhecidos, voltando novamente à atenção para os métodos mais primários, porém de grande eficiência para o controle da disseminação das doenças contagiosas, estando estes ligados fundamentalmente as boas práticas profissionais e ao emprego correto dos protocolos, como por exemplo a higiene de mãos.
Estudos na área de arquitetura e ergonomia demonstram a influência do espaço físico, envolvendo o posicionamento e correto dimensionamento de objetos e mobiliários, na execução das tarefas humanas, podendo assim influenciar diretamente na correta execução das boas práticas preconizadas.
Com base neste contexto levantou-se a hipótese de que a arquitetura poderia influenciar direta, ou indiretamente no controle de infecções. Estre trabalho se propõe então uma revisão da literatura visando convergir arquitetura e o controle de infecções, proporcionando uma reflexão crítica.
|