Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT20 - VISA e Serviços de Saúde - Hospitais e Similares/Hemoterapia/Terapia Renal Substitutiva/Serviços de Estética e Beleza

29380 - IMPACTO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO CONTROLE DA SÍFILIS NAS MATERNIDADES SOB SUPERVISÃO DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE TEÓFILO OTONI
EMÍLIA VILELA ARAÚJO - SESMG, MANUELLA BOTELHO LAURE NOGUEIRA - SESMG, MÁRCIA ELIZABETH ALVES OTTONI - SESMG


A sífilis congênita constitui o mais grave desfecho prevenível da gestação, responsável por 50% das sequelas físicas, sensoriais ou de desenvolvimento em recém-nascidos, quando não resulta em perda fetal. Apesar do diagnóstico materno, no momento do parto, não ser eficaz para evitar a transmissão para o bebê, o estímulo para a realização de testes rápidos nesse momento tem sido considerado uma estratégia para a diminuição da morbidade e mortalidade em recém-nascidos, pois possibilita o diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno para os portadores da sífilis congênita, além da possibilidade de tratar a puérpera e o parceiro. A OMS estima uma média de 49 mil parturientes infectadas e 12 mil nascidos vivos com sífilis. Aproximadamente 38% a 48% das gestantes chegam às maternidades sem resultado de sorologia para a sífilis, necessitando assim de testes rápidos para o parto. O presente artigo relata uma experiência onde a Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, de forma integrada, desenvolveram ações relacionadas à sífilis. Considerando que a principal atribuição da VISA é a proteção à saúde da população, foi definida pela equipe técnica a ação de notificar todos os hospitais dos 32 municípios sob a sua responsabilidade a realizar os Testes Rápidos em todas as gestantes no momento do parto, o que resultou em 100% dos hospitais realizando tais exames. Foram avaliados os dados do SINAN no período de 2008 a 2018, identificados 482 casos de sífilis em gestante, onde 85 casos foram identificados em hospitais. O número de notificação de sífilis em gestantes passou de 10 em 2008 para 162 em 2018, sendo que 17,64% destas notificações foram realizadas em hospitais, identificando um aumento de 126% de notificações. Percebe-se, durante as análises realizadas no presente estudo, que a Atenção Primária é a maior fonte de notificação do referido agravo, no entanto, foram identificadas algumas falhas nos processos relacionados ao acompanhamento do pré-natal, portanto concluímos o quão é importante a gestante ter o seu direito garantido em realizar o teste rápido nas maternidades, outra forma de garantir a efetividade da assistência, uma oportunidade em oferecer atendimento à gestante que por ventura não realizou o pré-natal efetivamente ou que se encontrava na janela imunológica. Um grande desafio dos profissionais da VISA é superar o modelo de atuação centralizador e segregado.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000